De olho no mercado imobiliário de Pirenópolis aquecido nos últimos meses e no crescimento de 16% da população em 12 anos. Grandes empresas estão se intalando para explorar o mercado local. Essas empresas buscam compradores principalmente de Brasília e de Goiânia, que têm investido na cidade com forte atividade turística.
De acordo com o último Mapa do Turismo Brasileiro, feito pelo Ministério do Turismo e divulgado no final de dezembro, Pirenópolis voltou a integrar a categoria A do levantamento que evidencia a importância da cidade como um dos destinos mais procurados em Goiás e no Brasil. A pesquisa, baseada em dados de 2021 da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), analisou fatores como o fluxo de visitantes e os empregos gerados pelo setor turístico. O município recebe cerca de 80 mil turistas por mês.
Além disso, cresceu o número de pessoas que migraram para a cidade. A população de Pirenópolis chegou a 26.690 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 16,0% em comparação com o Censo de 2010. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade, que teve o seu plano diretor recentemente aprovado, está analisando diversos projetos de condomínios fechados, loteamentos, entre outros, o que deve aumentar ainda mais os negócios imobiliários no município.
Atenta a esta movimentação, grupos e corporações abriram unidade no município. Recetemente a Imobiliária URBS, por exemplo. que está em operação há três meses, atua tanto com lançamento quanto com revendas. “Quando falamos aqui de comprar um imóvel, estamos falando de uma oportunidade. Oportunidade de renda, de valorização de patrimônio, de ter uma segunda moradia”, destaca Daniel Sales, diretor da unidade. “A maioria dos compradores são de Brasília, em segundo lugar ficam os clientes oriundos de Goiânia”, pontua e revela: “teremos cerca de 10 empreendimentos que serão lançados nos próximos 18 meses em Pirenópolis”. Com informações de Enquanto Isso em Goiás.
Qual opinião de vocês?