De acordo com o segundo relatório elaborado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Pirenópolis está entre as 60 piores cidades de Goiás na divulgação de informações no Portal da Transparência. No lado oposto do levantamento está Santa Helena de Goiás, localizada no sudoeste do estado, que foi avaliada como a “mais transparente”. O documento foi concluído na última sexta-feira (19) e analisa a situação das 246 prefeituras goianas, entre janeiro e junho de 2018. Os auditores deram notas de 0 a 100 para 11 itens. No ranking, Pirenópolis está na 186ª colocação.
O trabalho consistiu na análise de informações mínimas, que devem ser disponibilizadas aos cidadãos conforme a legislação exige, especialmente em relação à transparência da gestão fiscal. Os auditores verificaram se os portais contam com ferramenta de pesquisa de conteúdo, dados atualizados sobre a receita e as despesas do Poder Executivo.
A equipe checou também se o site disponibiliza informações sobre licitações e contratos, prestações de contas do ano anterior, Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e Relatório de Gestão Fiscal (RGF) dos últimos 6 meses. Além disso, segundo o TCM, é necessário que o cidadão seja informado, com facilidade, sobre a remuneração dos agentes, diárias e passagens por nome do servidor favorecido.
Além de apontar as falhas, o relatório também indica aos prefeitos quais providências devem ser tomadas para solucionar as irregularidades apontadas no relatório.
Veja a lista das 10 cidades mais "transparentes":
Santa Helena de Goiás - 98 pontos
Campinorte - 97 pontos
Ouro Verde de Goiás - 97 pontos
Baliza – 96 pontos
Bonfinópolis - 96 pontos
Corumbaíba - 96 pontos
Gameleira de Goiás - 96 pontos
Ipameri - 96 pontos
Mara Rosa - 96 pontos
Rialma - 96 pontos
Veja relatório completa no link abaixo:
Agora em dois endereços: Av. Meia Lua, Alto do Bonfim, em frente ao Museu Rodas do Tempo e a unidade recém-inaugurada na Rua do Carmo - Centro