Na última semana a equipe da Grafiato Construtora se deslocou até a capital paulista para acompanhar de perto a 33ª edição da CASACOR SP e suas criações únicas, ambiente arrebatadores e as mais novas e belas tendências em design de interiores, decoração, arquitetura e arte no Brasil.
A mostra, começou no dia 28 de maio, irá até 04 de agosto, nas dependências do Jockey Clube de São Paulo, o casal de empresários Jânio de Pina e Virgínia de Pina, acompanhados de sua filha Mariah de Pina e Marta Bastos estiveram lá e contam o que observaram no evento paulistano em seus 70 ambientes inspirados no tema Planeta Casa. Eles nos falam como as novas tendências movimentarão o mercado.
Para Virgínia de Pina é necessário repensar a casa não mais como um espaço físico, mas como um estado de espírito. “Sentimos essa necessidade de constante movimento, a tecnologia evoluiu e é uma ferramenta mais. Vimos que os ambientes no geral, estão com muita personalidade, por mais que os elementos fossem os mesmo, os ambientes possuem um traço de personalidade muito marcante”, revelou.
O empresário Jânio de Pina tem a seguinte opinião: “observei muitos trabalhos com fibras naturais, texturas e vegetações. O minimalismo está muito presente no paisagismo. Trouxeram o jardim para a área interna e os tetos muito evidentes, estão recebendo muita atenção, com revestimentos em MDF, que sobe a parede ao teto com cores vibrantes”, disse o empresário, completando que a Iluminação está menos óbvia e no mobiliário, muito uso de palha indiana e fibra natural. “O mármore está muito evidente, sendo usado como painel e complemento de jardim. Nós observamos bastante personalidade nos ambientes que pode ser acompanhado na galeria de fotos abaixo”, complementou Mariah de Pina, que é jornalista, decoradora e a fotógrafa.
Fotos de Mariah de Pina
Sobre a mostra
A CASACOR São Paulo chegou em sua 33ª edição com o tema “Planeta Casa” em ambientes decorados (entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios e apartamentos) nas dependências do Jockey Club de São Paulo. Entre 28 de maio e 4 de agosto de 2019, o visitante pode conferir o que há de melhor no design de interiores, decoração, arquitetura e arte no Brasil.
Desde 1986, a CASACOR, que é a maior das Américas, tornou-se referência nacional em décor e design e foi responsável por revelar os grandes nomes atuais do mercado – João Armentano, Roberto Migotto, Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Débora Aguiar, Léo Shehtman e muitos outros.
A ideia para a mostra surgiu há 30 anos, quando as amigas Yolanda Figueiredo e Angelica Rueda faziam uma viagem a Buenos Aires e visitaram a exposição Casa FOA. No primeiro ano (1987), uma casa na rua Dinamarca abrigou os ambientes decorados aos moldes do que viria se tornar a mostra mais tarde. A cada nova edição, CASACOR ganhava um endereço diferente. Foi só em 2006 que o Jockey Club de São Paulo tornou-se a sua sede oficial — onde a edição paulistana da mostra permanece até hoje.
No ano 2000, as fundadoras venderam a CASACOR para o Grupo Patrimônio Private Equity. Em 2008, o Grupo Abril e Grupo Dória adquiriram a mostra em sociedade. Desde 2011, o Grupo Abril é único dono da CASACOR.
*Com informações de casasacor.abril.com.br