Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o Cerrado só perde para a Amazônia em extensão de áreas queimadas. No entanto, estudos revelam que o bioma no território goiano se recupera com rapidez. Por incrível que pareça, segundo especialistas, no Cerrado o “fogo amigo” faz parte do ciclo da vida.
Os dados do Inpe mostram que a Amazônia concentra 52,6% dos focos de incêndios no Brasil. Já o Cerrado, 29,8%. Em Goiás, as chamas consumiram 25% do Parque Nacional das Emas, no sudoesto do estado.
No Cerrado as chamas são altas e o fogo se alastra rapidamente. O fogo é apontado como importante para produzir calor, que ajuda na germinação das sementes, segundo estudiosos. Mas esse “fogo amigo” é provocado pela natureza e vem do céu, através dos raios, bem diferente dos incêndios criminosos. Mesmo o clico natural requer atenção e controle para que nem toda área seja destruída.
“A gente tem que lutar e fazer de tudo pra que esse Cerrado não desapareça”, disse o técnico ambiental José Carlos Bernardo.
Poucas semanas depois de uma queimada, uma área de Cerrado já mostra sua força. Olhando os galhos secos, a impressão é que a árvore morreu. Mas sempre há um exemplo de como o bioma é resistente. Novos galhos, com folhas verdinhas, já começam a brotar, apenas um mês depois de uma queimada atingir certa área.
Rua Marinheiro, Qd 09, Lt 06, Vila Zizito Pompeu(62) 99635-4722
Acesse as redes sociais da empresa e saiba mais:
www.meioambienteinteligente.com.br
https://www.facebook.com/meioambienteinteligente/
https://www.instagram.com/explore/locations/1455839
594514336/meio-ambiente-inteligente/?hl=pt-br