Rio das Almas ontem (21)
Depois do dia 15 de abril está chovendo mais do que o previsto para todo o mês em Goiás. Foram 133 milímetros na primeira quinzena e a media esperada para estes 30 dias era de 129 milímetros. O grande volume de chuvas causou enchentes em algumas cidades e deixou até algumas famílias isoladas.
“É um clima um pouco diferente do que aconteceu em anos anteriores. A gente pode ver que está mais nublado, mais chuvoso. De janeiro a abril, até o dia de ontem, nós tivemos chuvas acima da média histórica”, afirmou Jair da Costa, doutor em recursos hídricos e meio ambiente.
A cheia de rios tem afetado localidades de São Salvador, Jaú do Tocantins e Peixe. Segundo a Defesa Civil, esse é o abril mais chuvoso dos últimos 15 anos.
As águas do rio das Almas inundaram estradas e deixam pontes submersas. Ilhas e ranchos também ficaram debaixo d’água nas margens do rio Tocantins. A Defesa Civil diz que o estado é de atenção e pede cuidado principalmente para a população ribeirinha. Em Pirenópolis o volume está acima da média
“A gente já está na faixa amarela, passando da faixa amarela a gente vai para a laranja. O que a gente pede: que informem a Defesa Civil estadual no 199 ou bombeiro no 193. Fique atento ao nível dos rios para informar”, afirmou o coordenador Renato Mota.
Em Pirenópolis, chove bestante desde o início da semana e segundo as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima será de 27º e a mínima 17º. A umidade relativa do ar deve ficar em torno dos 60% e 90%.
*Com informações de Climatempo
Parceiro: