A Secretaria Estadual de Saúde (SES) liberou a retomada das aulas presenciais em escolas de todo o estado e em todos os níveis de ensino, por meio de uma nota técnica publicada ontem (4), desde que obedeçam medidas de segurança. O documento também permite a realização de eventos.
As atividades nas escolas estavam proibidas desde março, quando Goiás registrou os primeiros casos de Covid-19. As instituições de ensino privado podem retomar as aulas quando quiserem, a partir de hoje, quinta-feira (5), conforme a nota elaborada em conjunto com o Centro de Operações de Emergências (COE) para Enfrentamento ao Coronavírus.
Já as escolas públicas dependem do aval da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o que não aconteceu até a última atualização desta reportagem. A Seduc informou em nota que o assunto será debatido na próxima semana, entre Seduc, Ministério Público, Defensoria Pública de Goiás, Sintego e representantes de pais e estudantes (leia a íntegra ao final).
Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação (SME) retomou as aulas presenciais na rede privada desde 20 de outubro. No entanto, as escolas públicas do ensino infantil devem voltar a partir de 9 de novembro. A SME informou à época que o retorno obedecerá rígidos protocolos operacionais e administrativos de segurança elaborados conforme orientações das autoridades sanitárias municipais. A comissão entendeu que os critérios estabelecidos para a retomada das atividades escolares foram alcançados nas últimas quatro semanas: queda de 15% no registro de óbitos, sustentada por quatro semanas consecutivas; e manutenção da taxa de ocupação hospitalar em UTI, inferior ou igual a 75%, pelo mesmo período.
Escola retoma aula presencial no ensino fundamental — Foto: Reprodução
Regras para o retorno das aulas
Para o retorno das aulas, as escolas deverão manter igualmente o ensino presencial e virtual, como opção para pais e alunos que não optarem pela participação presencial.
Outra orientação do COE para as escolas é o limite de 30% da capacidade total da instituição, de forma gradual, facultativa (não obrigatória) e de acordo com a decisão de cada instituto. As medidas de segurança e higiene pessoal continuam obrigatórias, como o uso de máscaras de proteção facial, uso de álcool gel e distanciamento entre pessoas.
Eventos sociais
Em relação aos eventos sociais, o documento determina a limitação de 50% da capacidade local e, no máximo, 150 pessoas.
As atividades autorizadas a funcionar, de acordo com a nota técnica, são os serviços de buffet, casas de festas e eventos, solenidades, cerimônias e eventos corporativos ou políticos.
Nota da Seduc
A respeito do retorno das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), informa o que se segue: A nota técnica da Secretaria da Saúde vai ser debatida, na próxima semana, entre Seduc, Ministério Público, Defensoria Pública de Goiás, Sintego e representantes de pais e estudantes para que seja garantido o ensino-aprendizagem para os estudantes como está ocorrendo em todo o período da pandemia de Covid19.
– Enfatizamos que Goiás é um dos poucos estados da federação a manter o calendário escolar durante a suspensão de aulas presenciais e, com isso, o ano letivo se encerra normalmente no dia 19 de dezembro.
Fonte: G1GO
Parceiro:
Grupo Betha Shield Vigilância Patrimonial: sua segurança garantida e mantida sob nossos olhos