98ª edição da Festa do Morro em Louvor a Santíssima Trindade começa na próxima quinta(18)

0
538

A 98ª edição da Festa do Morro em Louvor a Santíssima Trindade, que foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás, em fevereiro último e é pularmente chamada de Festa do Morro, “Festdomorro” (para os íntimos), acontece este ano entre os dias 18 e 21 de julho. Na próxima quinta-feira, sob a primeira lua cheia de julho, centenas de moradores e devotos, erguem seus acampamentos para vivenciarem um dos momentos mais aguardados e apreciados do ano, que rendem belas imagens do Alto da Capelinha, no Pico dos Pireneus um espetáculo da natureza. (veja programação completa abaixo)

De quinta-feira(18) até domingo(21), uma multidão, entre famílias e visitantes vão se espalhar em grandes acampamentos, nos arredores do morro da capela, num dos pontos mais altos do cerrado brasileiro. O ápice é a contemplação do pôr do sol e o nascer da lua ao mesmo tempo, com direito a frio intenso e belas imagens instragramáveis.

A Festa do Morro faz parte das tradições religiosas dos moradores da cidade que, todos os anos, sai em procissão rumo ao Pico dos Pireneus, rezando em cada cruz distribuída ao longo da subida, de cerca de 20 quilômetros. Além dos acampamentos os devotos e amantes da festa, durante os 4 dias participam de celebrações, como missas, rezas, procissões, além de almoços e lanches oferecidos pelo festeiro do ano, que é Ulisses Naves Canedo. Voluntários realizarem uma repaginação geral no local, com pintura, limpeza e decoração.

História

A Festa do Morro ocorre em Pirenópolis desde 1927, sempre na lua cheia de julho. Ela surgiu da reunião de pessoas da cidade que tinham por hábito visitar os Pireneus, serra considerada divortium aquarum – espigão divisor das Bacias Hidrográficas Platina e Amazônica. A região dos Pireneus possui paisagens de rara beleza que chamaram a atenção de inúmeros visitantes que por lá passaram, dentre eles Saint-Hilaire, Oscar Leal e a Comissão Cruls. Hoje, os Pireneus fazem parte do Parque Estadual dos Pireneus e a Festa do Morro tornou-se conhecida.

A festa é bastante dinâmica e passou por inúmeras alterações nestes 81 anos de existência. No início o deslocamento era difícil e toda a família seguia em caminhões para acampar no Morro.

O auge da festa se dá com uma procissão que sai pela tarde de quinta-feira da porta da igreja do Bonfim em Pirenópolis e caminha por 32 quilômetros, chegando ao morro no sábado à noite. Uma missa solene é realizada no domingo pela manhã e conta com a participação de grande público que se desloca de Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Cocalzinho e outras cidades próximas.

Veja o calendário do ciclo lunar de julho de 2024:

  • Lua Nova: 5 de julho, às 19h57
  • Lua Crescente: 13 de julho, às 19h48
  • Lua Cheia: 21 de julho, às 7h17
  • Lua Minguante: 27 de julho, às 23h51

Evento religioso

98ª edição da Festa do Morro em Louvor a Santíssima Trindade, Conhecida popularmente como Festa do Morro, desde 1927

Novenas, missas e romaria no pé do Pico dos Pireneus.

Inicia: 06/07/2023 às 00:00:00

Encerra: 09/07/2023 às 00:00:00

Local: Parque Estadual da Serra dos Pireneus

Nenhuma descrição disponível.

Parceiro:

Aberta de 06h00 às 22h00 de segunda a sexta
Sábado de 08h00 às 13h00
Rua Benedito Pina, 8, Pirenópolis, GO, Brazil
(62) 3331-2154
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here