Cavalhadas de Pirenópolis recebem homenagem na Câmara dos Deputados

0
129

O Plenário da Câmara dos Deputados ficou colorido ns última terça-feira (2), durante uma homenagem aos 198 anos das Cavalhadas de Pirenópolis. A sessão foi solicitada pelo deputado federal de Goiás, Zacharias Calil, e contou com a presença de diversas autoridades.

Em 2024, as Cavalhadas começaram por Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, e serão realizadas em 15 cidades goianas ao longo do ano. Uma das principais festas religiosas do Brasil tem mobilizado moradores e atraído turistas para as comemorações que contam com a encenação das batalhas entre mouros e cristãos, com cavaleiros ornamentados em um cenário digno de filme.Também com procissões e apresentações culturais que renovam a fé e mantêm viva a tradição.

As Cavalhadas são, desde 2010, patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora, a demanda é para que a festa seja reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como patrimônio imaterial da humanidade. “É uma festa pelo povo e para o povo. É uma junção das pessoas. A festa não acontece só com o poder público. Ela acontece porque ela é uma junção de uma comunidade que faz a Festa dos Divino, da qual as Cavalhadas são umas das principais expressões”, explicou a prefeitura.

O pároco de Pirenópolis, Padre Augusto Gonçalves, detalhou o histórico da festividade e agradeceu pela iniciativa. “As cavalhadas manifestam a beleza da fé, a importância da história, a singeleza da cultura e o valor das tradições populares, preservando e perpetuando ao longo dos séculos os valores da fé, história e cultura para as novas gerações”, registrou.

O deputado Zacharias Calil destacou que a homenagem é justa e merecida. “Eu sinto orgulho de poder contribuir para que a nossa cultura seja divulgada”, falou.. Fonte: Alego

Parceiro:

Telefone: (62) 3331-3556.
Endereço: Av. São Paulo – Centro, em frente ao cemitério.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here