Cia Voar Teatro de Bonecos realiza apresentações gratuitas em Pirenópolis, neste final de semana

0
212

A Cia Voar Teatro de Bonecos vai apresentar os espetáculos ‘João e o Pé de Feijão’, ‘Os Meninos Verdes’ e ‘Adivinha Adivinhão’, amanhã, sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (28), em Pirenópolis, às 18h00, na Praça do Coreto. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

A coordenadora-geral do projeto, Mariana Fernandes, diz que a Companhia espera levar todo a alegria para Pirenópolis assim como aconteceu em Alto Paraíso de Goiás. Ela afirma que a circulação oferece entretenimento de qualidade com apresentações gratuitas para moradores e turistas, enriquecendo a diversidade cultural desses destinos turísticos populares na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE.
“Este projeto assegura a continuidade da contribuição significativa do Voar Teatro de Bonecos para a cultura brasileira e a valorização da arte teatral na região Centro-Oeste. Nossa próxima parada será em Corumbá de Goiás”, explica Mariana, que também é a presidente da Companhia.
Agenda e sinopses dos espetáculos 
26 – João e o Pé de Feijão – A peça narra a história de um menino que, movido pela curiosidade e astúcia, vence um gigante e acaba com a fome e a aridez do lugar onde mora, mudando seu destino e de sua família. Um conto popular rico em simbolismo, uma aventura fantástica e de elementos mágicos: a semente que brota até o céu, a galinha dos ovos de ouro, o terrível gigante, a harpa encantada, tudo isso encenado com o encanto do teatro de bonecos, manipulados pelo ator Marco Augusto.
 27 – Os Meninos Verdes – A peça infantil adaptada do livro de Cora Coralina,“Os Meninos Verdes”, mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora. Elas conquistam o afeto da poetisa através de suas brincadeiras, estripulias, do exercício da imaginação e da pureza. Tudo com simplicidade, assim como no livro, onde a autora usou ternura para narrar meninices, brincadeiras e sonhos, provocando a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos. A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo, revelando o lado da autora que poucas pessoas conhecem. A literatura para crianças de Cora Coralina e as situações do livro são transportadas para o palco através do teatro de bonecos, permitindo criar belas cenas repletas de poesia. Conto lúdico sobre a aceitação do desconhecido encenado por bonecos manipulados pelos atores Alessandra Barros, Gabriel Calasans e Marco Augusto.
28 – Adivinha Adivinhão- Bonecos, cordel e repente contam causos populares, o espetáculo consiste em uma adaptação de um conto popular de Pedro Malasartes. A história mostra ao público o dia em que ele foi oferecer seus serviços de adivinho na fazenda do coronel Bocalarga e desvenda o mistério do sumiço das jóias preciosas. A montagem utiliza a técnica de bonecos de luva e a narrativa é inspirada na cultura popular do nordeste.  Marco Augusto e Gabriel Calazans fazem a animação de bonecos e Alessandra Barros é a atriz em cena.
Circulação de repertório Voar Teatro de Bonecos 2024
A circulação consiste na realização de nove apresentações de espetáculos criados ao longo de 20 anos de trajetória do grupo, em três cidades da RIDE, Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Alto Paraíso de Goiás, com entrada franca.
O Projeto contará com três espetáculos presentes no repertório atual da Cia., entre eles o clássico de Cora Coralina, “Os meninos verdes”; “João e o pé de feijão”e “Adivinha Adivinhão”.
Parceiro:
Está localizada na Avenida Benjamin Constant, número 20.
Os telefones são: 3331-1515, 3331-2495, 99613-5724, 99165-5906 e aceita todos os cartões.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here