Confira algumas curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

0
181

Nenhuma descrição disponível.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo em 8 de março, é um símbolo das lutas e reivindicações pelos direitos das mulheres, contra o sexismo e as desigualdades em relação aos homens há mais de um século.

–Qual a origem do 8 de março? –

A primeira iniciativa em favor de um dia para as mulheres data de 1909, uma ideia concebida pelo Partido Socialista dos Estados Unidos.

Mas foi na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em agosto de 1910, em Copenhague, que a alemã Clara Zetkin abre uma votação sobre o princípio de um Dia Internacional, sem data definida.

Nesse período, as reivindicações das mulheres contra a discriminação no emprego e pelo direito ao voto cresciam nos países industrializados.

O movimento sufragista para reivindicar o direito ao voto para as mulheres nasceu em 1903 no Reino Unido, onde elas obtiveram o direito de votar (a partir dos 30 anos) em 1918.

– Quando foi a primeira edição? –

A primeira edição do Dia da Mulher aconteceu em 19 de março de 1911. Nesse dia, mais de um milhão de pessoas protestaram pelos direitos das mulheres em Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Nos primeiros anos, esses dias estão intimamente ligados aos movimentos operário e socialista. Em 1914, foi em 8 de março que as mulheres socialistas se reuniram em Berlim, em particular para exigir o direito ao voto. O acontecimento é considerado a primeira manifestação de fato do 8 de março.

– Qual é o elo com a revolução russa? –

Enfraquecido após a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, o Dia da Mulher encontrou um novo começo na Rússia.

Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário russo), ocorreram manifestações em São Petersburgo (então Petrogrado) de operárias exigindo pão e o retorno dos homens do front.

É o primeiro ato dos acontecimentos que levarão à abdicação do czar e à revolução russa. Em homenagem a este “primeiro dia da Revolução Russa”, Lênin teria designado esta data como o dia oficial de celebração para as mulheres.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março tornou-se em todos os países do Bloco de Leste uma celebração da mulher e do comunismo.

– Quem decidiu internacionalizar o 8 de março? –

A partir do início da década de 1970, os movimentos feministas ocidentais aproveitaram essa data simbólica para fortalecer as reivindicações por direitos políticos e sociais iguais, pela legalização do aborto ou pela igualdade no trabalho.

Em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU), junto com outras organizações internacionais, fez desta data o “Dia Internacional da Mulher”.

O dia 8 de março de 2010 marcou o 100º aniversário do “Dia Internacional da Mulher”. Para a ocasião, diversos eventos foram organizados nos cinco continentes.

Primeiras manifestações

Os primeiros movimentos que foram realizados para que fosse criado um dia da mulher aconteceu nos Estados Unidos, no ano de 1909, em uma iniciativa do Partido Socialista Norte-Americano.

Guerra

A primeira vez que as mulheres russas comemoraram o Dia Internacional da Mulher foi praticamente as vésperas do inicio do evento que ficou conhecido como Primeira Guerra Mundial, no último domingo de fevereiro do ano de 1913.

8 de março

Nem sempre o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no dia 8 de março. Primeiramente, a data escolhida era no último domingo de fevereiro. Depois, a data foi alterada para o dia 19 de março. O dia 8 de março acabou sendo definido no ano de 1977, por uma decisão através da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Feriado

No Brasil, o Dia Internacional da Mulher não é considerado como um feriado, mas isso não significa que em outros países não seja. Dentre os países que declararam o dia como feriado estão China, Armênia, Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Casaquistão, Quirguistão, Macedônia, Moldávia, Mongólia, Taijiquistão, Ucrânia, Usbequistão e Vietnã.

Mês

Com o objetivo de aumentar o poder de mobilização pelas mulheres, alguns países definiram março como o mês todo em homenagem às mulheres, sendo que os Estados Unidos é uma dessas nações. Fonte: ColegioWeb

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "SUSHI HOUSE"

Sushi House Delivery J

Av. Benjamin Constant, 78

Telefones: 3331-3932 ou 99686-1438.

Cobra taxa de entrega!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here