Jardim de Maytrea – Chapada dos Veadeiros
Cachoeira Almécegas – Alto Paraíso
Mosteiro Zen Budista – Pirenópolis
Quarenta milhões de anos em um filme. Essa é a proposta do documentário “Ser Tão Velho Cerrado”, que mostrará em um pouco mais de uma hora e meia o que está sendo feito com o segundo maior bioma do Brasil e um dos mais antigos do mundo. A estreia nacional está marcada para acontecer no dia 9 de agosto. Na telona, serão mostrados os efeitos do desmatamento no Cerrado e na qualidade de vida da população local. Este filme é um alerta! É uma tentativa de mudar essa situação aos 45 minutos do segundo tempo.
Proposta do documentário
Trata –se de um documentário denúncia, pois sem o Cerrado, o Brasil irá secar! Milhões de pessoas irão ficar sem água, mas parece que ninguém está ligando muito para isso. É uma tentativa de preservar o Cerrado Brasileiro através do cinema. Um filme que mostra a grande importância do bioma cerrado para a sociedade brasileira.
Sobre o projeto
“Ser Tão Velho Cerrado” é um longa-metragem documental do diretor André D’Elia, que tem como tema principal a defesa do cerrado, bioma brasileiro de extrema importância que está próximo de sua extinção, pois está morrendo de forma rápida, irreversível e poucas pessoas têm conhecimento dessa catástrofe ambiental em andamento. Com linguagem didática, impactante e esclarecedora, o filme trata de diversas questões importantes, tais como: a importância hídrica do bioma cerrado, conhecido como o “berço das águas” do Brasil; seu potencial farmacológico e alimentar, ainda desconhecido pela maior parte das pessoas; aspectos culturais relacionados ao bioma, como mitos, hábitos, expressões artísticas, e ocupação do solo; as discussões sobre o Plano de Manejo da APA do Pouso Alto e a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros; o impacto dos grandes latifúndios e sua pressão contra a preservação do cerrado; a beleza cênica das paisagens e sua riqueza de biodiversidade; os interesses econômicos do ecoturismo e da agricultura familiar; as queimadas criminosas; dentre outros aspectos.
Assista o trailer do longa no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=RQR5gfgzytk