Feriado de Corpus Christi, tem programação variada em Pirenópolis, começando com missa e procissão em belo tapete decorado com serragem, flores e folhas, início do Piribier e amanhã (31) começa Cavalhadinha Mirim 2024

0
250

Pirenópolis vai lotar nesse feriado, tem programação para todos os públicos. Já na madrugada as comemorações de Corpus Christi se iniciam com a confecção do tapete com serragem, flores e folhas, quando a comunidade se reúne para elaborar um enorme e belo tapete na Rua Direita, no trajeto pelo qual a procissão passou ao alvorecer. Esta ornamentação acontece desde a década de 1980.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa cristã realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo posterior ao Pentecostes, que acontece 50 dias após a Páscoa. Desta forma, o feriado de Corpus Christi sempre acontece 60 dias depois do feirado de Páscoa.

O objetivo do Corpus Christi é celebrar a Eucaristia —sacramento católico que relembra a Última Ceia. Em Pirenópolis, a Rua Direita fica totalmente ornamentada por tapetes de serragem colorida formando símbolos religiosos.

Em Pirenópolis, as comemorações de Corpus Christi são muitas e se iniciam na noite de quarta-feira, se estendendo durante toda a madrugada, quando a comunidade se reúne para elaborar um tapete confeccionado com serragem, folhas e flores no trajeto pelo qual a procissão passa ao alvorecer. Esta ornamentação acontece desde a década de 1980.

Após a procissão acontece a descida do mastro do Divino Espírito Santo, uma cerimônia na frente da Igreja Matriz.  No início da noite acontece a transferência da Coroa do Divino, que ainda se encontra na residência do Imperador de 2024 – Dutra – para o Imperador sorteado no Domingo de Pentecostes – Eustak Figueiredo–  realizador da festa de 2025. Seguindo a tradição do cortejo iniciado na casa do Imperador atual, acompanhado pela Banda de Música Phoenix e pela população, siga em direção à residência do Imperador do próximo ano para uma farta distribuição de “doces”, acompanhada de muitos fogos numa demonstração de como será a festa.                                        A partir das 18h00 a Arena Piribier será aberta ao público para a 15ª edição do PiriBier — o festival de cervejas artesanais mais expressivo do Centro-Oeste brasileiro — promete agitar Pirenópolis com uma programação diversificada e atrativa, com degustações harmonizadas, palestras sensoriais conduzidas por grandes nomes do universo cervejeiro, além de uma seleção de mais de 250 rótulos de cervejas locais, nacionais e internacionais.

No PiriBier, além de saborear excelentes cervejas, o público pode desfrutar de uma seleção musical de alta qualidade.

Amanhã(31), no período da tarde, acontece na Vila Matutina, um bairro novo, o início das festividades de representação das Cavalhadinhas Mirins, que consiste a apresentação das Cavalhadas feitas por crianças utilizando cavalos de pau no lugar dos animais. Atualmente todas as celebrações da Festa do Divino possuem versões infantis.

Ainda pela tarde os mascaradinhos ganham as ruas da cidade, não são tantos quanto nos dias de Cavalhadas, mas circulam alegrando as pessoas.

Parceiro:

Endereço: Avenida Jk, número 3331-2182
Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here