Festa do Divino de Pirenópolis está sendo debatida em encontros virtuais pelo Iphan. O próximo será dia 15

0
350

Foto: Acervo Iphan

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está debatendo, em encontros virtuais, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do país, a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (acompanhe cronograma com os links de acesso abaixo). Dessa maneira, detentores e instituições públicas da área de cultura estão tratando sobre ações de preservação da festa até o mês de junho de 2021. Em função da pandemia da Covid-19, desde 2020 a festa não é realizada em sua totalidade.

O objetivo é construir o Plano de Salvaguarda da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. Assim, serão definidas diretrizes, ações e metas que poderão ser realizadas a curto, médio e longo prazo. Segundo o Iphan, o foco é na preservação, ou seja, no fomento à Festa do Divino de Pirenópolis “para que os valores ligados a ela sejam mantidos e transmitidos para as próximas gerações, criando modos de festejar voltados para a formação do gosto pela tradição em jovens e crianças”. O Plano define metas e ações, com base nas principais demandas dos produtores da festa.

Nos encontros virtuais serão abordados quatro eixos temáticos: Mobilização Social e Alcance da Política; Gestão Participativa no processo de salvaguarda; Difusão e Valorização; e Produção e Reprodução Cultural. Assim, em seguida, a equipe do Iphan-GO fará uma compilação de todas as propostas e a versão segue para aprovação do coletivo deliberativo de detentores.

A primeira reunião sobre a Festa do Divino de Pirenópolis aconteceu em março. A segunda acontece no dia 15 de abril, a terceira em 13 de maio e a última no dia 17 de junho. Todas podem ser acompanhadas on-line (veja abaixo o cronograma e os links de acesso), às 18h00 em todas as datas.

Festa do Divino de Pirenópolis é patrimônio de valor inestimável

A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis é uma das principais manifestações de devoção religiosa popular do Brasil. Seu primeiro registro é de 1819, realizada sempre no período de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. A celebração articula o passado ao presente, envolvendo permanentemente toda a cidade.

Reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2010, a manifestação é inscrita no Livro de Registro das Celebrações. Durante quase 30 dias, a comunidade pirenopolina se envolve em novenas e folias. Além disso,  alvoradas, apresentações folclóricas e diversos outros rituais, que incluem as zonas rural e urbana em busca das bênçãos do Divino.

Confira a programação completa dos encontros virtuais

A primeira foi no 25 de março (quinta-feira) – 18h
Eixo 1: Mobilização Social e Alcance da Política
Link: https://meet.google.com/vtg-asau-wry

Próximas: 

15 de abril (quinta-feira) – 18h
Eixo 2: Gestão Participativa no processo de salvaguarda
Link: https://meet.google.com/vtg-asau-wry

13 de maio (quinta-feira) – 18h
Eixo 3: Difusão e Valorização
Link: https://meet.google.com/vtg-asau-wry

17 de junho (quinta-feira) – 18h
Eixo 4: Produção e Reprodução Cultural
Link: https://meet.google.com/vtg-asau-wry

Serviço:
Encontros virtuais de salvaguarda da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis
Data: Entre 25 de março a 17 de junho de 2021
Horário: 18h
Local: online – Google Meet – https://meet.google.com/vtg-asau-wry

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Marianne Cardoso – marianne.cardoso@iphan.gov.br
(62) 9995513-99
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Fonte: Iphan

Parceiro:

Nenhuma descrição disponível.

No Empório Baru você encontra produtos congelados de alto padrão. Tem deliciosos pães de queijo gourmet recheado com vários sabores, mini quibes, coxinhas, bolinhas e risoles com diferentes recheios, polpas, além de fazer kits de café da manhã delivery e maravilhosas Grazing tables, que vão muito além de uma simples tábuas de frios.

O Empório Baru têm preços imbatíveis, são vários produtos de qualidade em promoção. Ligue e confira!

Whatsapp (62) 98261-2858
Está localizado na Avenida Benjamin Constant, 56, Centro, logo abaixo do Supermercado Moreira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here