Isolamento social leva cristãos a celebrar online a Semana Santa em Pirenópolis

0
375

Em meio ao isolamento social, cristãos vivenciam a Semana Santa em casa, assistindo a missas e a cultos pelas redes sociais.

Fotos: Timeline da Irmandade do Santíssimo
Nos bancos da igreja, nenhum fiel. Estão todos em suas casas, assistindo ao padre que, do altar, celebra a missa olhando para um celular. Em tempos de pandemia, essa é a realidade que os católicos têm vivido. E, durante a semana santa, não poderia ser diferente: esse importante momento de fé para centenas de cristãos é vivenciado por meio de transmissões feitas nas redes sociais.
A Semana Santa começou com o Domingo de Ramos, em que é celebrada a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina com sua ressurreição no Domingo de Páscoa, no próximo dia 12.  “Para nós, é vista como a ressurreição de nosso senhor Jesus Cristo. É o período solene, a grande semana, em que preparamos nossas famílias e nossos corações para receber e aceitar aquele que morreu e ressuscitou por nós”, afirma Padre Augusto Gonçalves. Em meio ao isolamento, o padre diz que a recomendação aos fiéis é que celebrem a data com aqueles que amam, sempre em oração. “Cada um deve estar em família, separando um tempo para orações, cânticos e reflexão sobre a importância do sacrifício de Cristo — assim como tem sido desde 15 de março, primeiro domingo que cancelamos nossas reuniões presenciais”, explica.
Sem dúvida alguma, o momento é triste, mas há a certeza de que no momento certo os encontros retornarão. “Um coração pastoral jamais deixará de ser, mesmo em tempos de dispersão. Em outros momentos da história, os cristãos, por determinados períodos, não puderam também se reunir, os sinos não batiam, as portas das igrejas estavam fechadas, mas não seus corações”, ressalta.
Entre as celebrações dos protestantes, tradicionalmente, fazem parte a Santa Ceia, símbolo de uma nova aliança. O pastor diz que é o sacramento em que se recorda a obra redentora de Cristo, como o cordeiro de Deus que foi morto em favor dos pecados. Além disso, há as orações de gratidão, cultos com cantatas, que anunciam, por meio da música, os eventos principais deste momento tão importante. E finalizam ouvindo a exposição da palavra de Deus. Este ano, as celebrações serão realizadas por meio de transmissão ao vivo nos veículos da igreja.
SEMANA SANTA VIRTUAL EM PIRENÓPOLIS

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Acompanhe a programação:

As celebrações serão transmitidas pelas redes sociais

🎥 YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCLXS943nwHUOdHuGZHLzzAg
📽 FACEBOOK: https://www.facebook.com/matrizdorosariopiri
📻 Radio Jornal Meia-Ponte FM 87,9 http://jornalmeiapontefm.com.br/

PROGRAMA

✅ QUINTA-FEIRA SANTA
📅 09 de abril de 2020
🕢 19h30.
🙇 Santa Missa In CoenaDomini – Ceia do Senhor, cantada em latim pelo Coro e Orquestra Nossa Senhora do Rosário (reduzida), com repertório musical do período colonial.

✅ SEXTA-FEIRA SANTA
📅 10 de abril de 2020
🕘 09h00.
🙇 Via Sacra Solene.

🕒 15h00.
🙇 Celebração da Paixão do Senhor.

🕢 19h30.
🙇 Celebração do Enterro do Senhor ao som do canto da Verônica, do Coro e das Marchas Fúnebres da Banda Phoenix (reduzida), repertório do Brasil colônia.

✅ SÁBADO SANTO
📅 11 de abril de 2020
🕘 09h00.
🙇 Ofício das almas.

🕗 20h00.
🙇 Solene Vigília Pascal

✅ DOMINGO DE PÁSCOA
📅 12 de abril de 2020
🕘 06h00.
🙇 Santa Missa de Páscoa. Após a Santa Missa, o Santíssimo saíra em carro aberto, percorrendo todas as ruas e bairros, para abençoar nossa cidade. Enfeite sua casa!

🕘 19h30.
🙇 Missa de Páscoa

Parceiro:

Onde estamos

Rua Marinheiro, Qd. 08, Lt. 12,
Vila Marília, Pirenópolis – GO
CEP 72980000

Email

contato@grafiatoconstrutora.com.br

Fale com a gente

Fone: (+55) 62 3331 2407

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here