O espetáculo “Hamlet na Rua” percorre Anápolis, Caldas Novas e Pirenópolis

0
54

O projeto “Cena em Trânsito”, da Anthropos Companhia de Arte, é uma circulação para a apresentação da peça Hamlet na Rua, em três cidades goianas. Os moradores de Anápolis vão ser os primeiros a assistirem ao espetáculo, no sábado (5/10), às 18h, no Parque Ambiental do Ipiranga. A apresentação em Caldas Novas ocorre no dia 19/10, a partir das 18h. A última exibição acontece em Pirenópolis, no Teatro de Arena (atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário), dia 09/11, também às 18h.

O espetáculo Hamlet na Rua, propõe interferir no cotidiano das pessoas, ao promover nas ruas e ambientes públicos da cidade a representação do mais tradicional texto de Shakespeare. A circulação tem o apoio da Lei Paulo Gustavo e Secult – Secretaria de Estado da Cultura de Goiás via Edital nº 14/2023 Circula Goiás – Difusão da Arte e Cultura Goiana.

Sobre a montagem do espetáculo na rua, o dramaturgo e diretor artístico, Constantino Isidoro explica que colocar a visão de colonizado em um clássico como esse de Shakespeare foi quase uma antropofagia. “Hamlet é aquela pessoa que enxerga a falência da humanidade, que faz tudo em busca do poder pelo poder, ou mesmo de uma sociedade que nos coloca em um consumo desenfreado. Então, a dinâmica de Hamlet também é de nos chamar a atenção para o caminho que estamos indo”, completa.

Um grande tapete vermelho demarca no espaço da rua o local da representação. Coroas, espadas, flores, escadas, máscaras e capas compõem o cenário. Os personagens se materializam e desmaterializam diante dos olhos do público. Hamlet, Rei Hamlet, Horácio, Ofélia, Rei Cláudio, Rainha Gertrudes, Polônio, Laertes, Rossencrantz e Guildenstern – não estão mortos e são representados como figuras arquetípicas, que podem ainda habitar o cotidiano de hoje.

Quatro atores se revezam na representação dos personagens, num jogo cênico envolvente, e até mesmo o público é convidado, seduzido, a ser e não ser, um personagem do espetáculo. No elenco, estão os reconhecidos artistas locais: Arilton Rocha, Luanna Borges, Cleber Alves e Robson Parente.

Diálogos Sobre a Encenação

Após cada apresentação vai acontecer “Diálogos Sobre a Encenação”, uma roda de conversa com os espectadores para explorar a percepção do público frente ao assistido. O bate-papo será conduzido pela equipe da peça, abrangendo tópicos como: dramaturgia, compartilhamento, histórico das apresentações e recepção dos diferentes públicos, entre outros assuntos de interesse dos participantes.

“Nós percebemos que existe sempre, após a apresentação, um espaço muito fértil de realizar um diálogo com os espectadores. Sobre o que viu, ouviu e também para onde o espetáculo jogou a imaginação deles. Nós temos um conjunto de cenas e elementos simbólicos, que são consumidos e entendidos a partir de toda a bagagem cultural que esse público traz”, explica Constantino Isidoro.

Serviço

Assunto: Projeto Cena em Trânsito com o espetáculo Hamlet na Rua

Quando: Anápolis (5/10); Caldas Novas (19/10) e Pirenópolis (9/11) – sempre às 18h

Onde: Parque Ambiental do Ipiranga de Anápolis (Av. Profa. Zenaide de Calle Roriz, s/n – Jundiaí); Praça Pública de Caldas Novas (Centro da cidade) e no Teatro de Arena (atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário) de Pirenópolis

Mais informações: @anthroposciadearte

 

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Madeireira Lobo no WhatsApp
 (62) 3331-3040
Avenida Benjamin Constant Q.4 L.1 e 31 Vila Cintra, em frente a Academia Energia
 Atendimento de segunda à sexta das 7 às 17:30h e sábado das 07h00 às 12h00.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here