Pirenópolis abre nesta sexta(17), o Circuito Cavalhadas com apresentação de As Pastorinhas. Confira aqui o cronograma completo com todos os Cortejos, Alvoradas, Reinados e encenações até terça-feira(21)

0
320

O Circuito das Cavalhadas começa hoje, sexta-feira (17), em Pirenópolis. A programação seguirá até a próxima terça-feira (21). A manifestação terá como palco o Módulo Esportivo de Pirenópolis.

Programação
A encenação das Cavalhadas é parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, que na cidade é composta também por missas, o levantamento do mastro, a distribuição dos doces tradicionais alfenins e verônicas, a apresentação do grupo Pastorinhas, as Cavalhadinhas e, por fim, as Cavalhadas, acompanhada pela centenária e festiva Banda Phoenix.
Raízes portuguesas em solo goiano
As Cavalhadas transcendem a simples encenação de uma batalha épica, representando a história, fé e tradição, que se entrelaça com a própria identidade cultural das cidades participantes.
Sua origem remonta a Portugal medieval, onde as “Cavalhadas” narravam a luta entre o Imperador Carlos Magno e os mouros. Introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVIII, com o objetivo de catequizar indígenas e escravos, as Cavalhadas ganharam um novo significado em solo brasileiro.
Acompanhe a programação do final de semana em Pirenópolis:
Sexta-feira (17)
22h – Apresentação da Peça As Pastorinhas no Theatro de Pirenópolis
Sábado (18)
22h – Apresentação da Peça As Pastorinhas no Theatro de Pirenópolis
Domingo (19)
4h – Alvorada com a Banda de Couro
5h – Alvorada com a Banda de Música Phoênix
8h – Cortejo do Imperador saindo da Casa do Imperador até a Igreja Matriz
9h – Missa solene na Igreja Matriz, cantada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário e sorteio do novo Imperador. Cortejo levando o Imperador até sua residência onde serão distribuídos Verônicas e Pãezinhos do Divino
13h – 1° dia das CAVALHADAS
Segunda-feira (20)
8h – Reinado de Nossa Senhora do Rosário – Cortejo conduzindo o Rei e Rainha de suas residências até a Igreja Matriz, acompanhados pela Banda de Couro.
9h – Missa na Igreja Matriz.
13h – 2° dia de CAVALHADAS (batismo dos Mouros)
Terça-feira (21)
9h – Missa na Igreja Matriz
13h – 3° e último dia de CAVALHADAS (confraternização entre Mouros e Cristãos). Após o espetáculo os Cavaleiros seguem até a porta da Igreja do Bonfim para a oração final de agradecimento e a última salva de tiros.
Parceiro:
Av. Benjamin Constant, 70 – Centro, Pirenópolis
(62)99412-2760
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here