Pirenópolis recebe encontro de culturas afro-brasileiras e latino-americanas em agosto

0
151

Maracatu, música latino-americana e manifestações populares movimentarão Pirenópolis nos dias 29 e 30 de agosto. A Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi) promove a quinta edição do IPADÊ – Encontro Cerratense de Culturas Populares, evento que celebra as tradições afro-brasileiras e latino-americanas e se consolida na agenda cultural da cidade.

Idealizado pela educadora e batuqueira Juliana Bernardes, o encontro surgiu em 2021 como estudo dos grupos de maracatu do Centro-Oeste ligados à Nação Porto Rico, de Pernambuco. Nesta edição, amplia seu foco para a valorização das culturas populares brasileiras e latino-americanas. Segundo Juliana Bernardes, “essa edição vem estabelecer novos laços com artistas do Cerrado e da América Latina, mantendo a essência de trocas e aprendizados que sempre marcaram o evento”.

A programação inclui oficinas de maracatudanças popularescortejos pelas ruas e apresentações de Camerata Caipira (DF), Merkén (Chile), Pé de Cerrado (DF), Baque Trinca Ferro (Anápolis), Bloco Ipadê e Zabumba de Chita (Pirenópolis).

O evento também conta com o projeto Andes Tarde que Nunca, intercâmbio entre Camerata Caipira e Merkén que retoma parceria iniciada em 2011, com idas e vindas entre Brasil e Chile. Durante a pandemia, os grupos gravaram juntos a música Antes que o Mundo Acabe, apoiada pelo Programa Ibermúsicas. Em agosto, os músicos chilenos passam sete dias em Pirenópolis com oficinas e apresentações conjuntas, e em outubro a Camerata Caipira segue para o Chile para continuidade do intercâmbio.

A Camerata Caipira pesquisa ritmos tradicionais brasileiros — como coco, catira, samba e maracatu — e combina arranjos contemporâneos para instrumentos de cordas. O grupo chileno Merkén trabalha ritmos latino-americanos, como chacarera e cueca, em canções autorais com sonoridade contemporânea e sofisticada.

O IPADÊ ainda recebe o grupo brasiliense Pé de Cerrado, referência nacional na integração entre música, teatro e cultura popular. Com mais de 25 anos de trajetória, o grupo apresenta repertório inspirado nas tradições brasileiras, com performances lúdicas e percussivas, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Confira a programação

29 de agosto – Sexta-feira

  • 15h – Vivência de Culturas Populares com Zeck Mutamba (Introdução ao ritmo e dança do Cavalo Marinho) Local: sede da COEPi – Alto do Carmo, acima do campo de futebol
  • 17h – Oficina com Douglas Viana – Nação Porto Rico (Maracatu de Baque Virado) Local: Beira-Rio (largo das Kombis ao lado da Aldeia da Paz) As oficinas são gratuitas mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo celular 62 99138-3665 (Whatsapp da COEPi)
  • 20h – Show com grupo Merkén (Chile). Local: Muzza Jazz (Fazenda Mar e Guerra – 2km do portal de Pirenópolis) Ingressos: R$ 50 Reservas antecipadas: @muzzajazzclube

30 de agosto – Sábado

  • 10h – Oficina com grupo Merkén (prática coletiva com instrumentos de cordas, percussão e vozes) Local: sede da COEPi – Alto do Carmo, acima do campo de futebol – Entrada Gratuita
  • 16:30h – Cortejo dos Baques – saída do Coreto da Feira das Artes até o palco Beira- Rio (largo das kombis, ao lado da Aldeia da Paz) onde acontecerão os shows:
  • 18h – Apresentação do Bloco IPADÊ (Baques e participantes da oficina de Maracatu)
  • 18h30 – Show Camerata Caipira
  • 19h- Show Merken 20h Roda de Coco com Zabumba de Chita
  • 20h30 – Show Pé de Cerrado

Parceiro:

Juary Eletrocar está há mais de 10 anos atuando no ramo de manutenção, peças e acessórios automotivos, garantindo qualidade e agilidade a seus clientes.
Endereço: R. Marinheiro – Jardim Kubitschek
Telefone: (62) 3331-1616.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here