Tradicional desfile dos carros de boi será realizado neste sábado(25), em Pirenópolis

0
604

O tradicional desfile dos carros de boi de Goias faz parte de uma devoção de quase 200 anos em honra ao Divino Pai Eterno e neste sábado(25), a partir das 09h00, a comitiva se reunirá no Tatersal(Sindicato Rural de Pirenópolis) para romaria nas principais ruas, parando em frete à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário para as bençãos, depois seguem para o Portal da cidade e de lá seus destinos.

Todos os anos, Pirenópolis recebe a comitiva da fé. Devotos do Divino Pai Eterno de todo o país se reúnem para a renovar a fé na Santíssima Trindade.

Muitos devotos caminham centenas de quilômetros em peregrinação da capital goiana até o Santuário de Trindade. Mas o ponto alto da festa é o desfile de carros de boi. No final do ano passado, a tradicional cultura dos carros de bois e seus muladeiros é o tema central do longa-metragem “Carreiros, candeeiros e seus carros de bois: Os saberes e fazeres em épicas jornadas à romaria do Divino Pai Eterno em Trindade/Goiás”, idealizado pelo cineasta Pedro Diniz.

Realizado pela produtora Altosplanos Produções Audiovisuais, o filme conta com apoio financeiro da Lei Federal Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secretaria da Cultura de Goiás (Secult), e tem sido exibido, em primeira mão, a carreiros de diversas cidades goianas.

A produção promove a Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, considerada Patrimônio Cultural Brasileiro. O diretor Pedro Diniz ressalta que esta é a primeira vez que esta cultura é explorada tão a fundo.

O produto final já foi exibido nos municípios de Posse d’Abadia, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Alexânia, Olhos d’Água, Ouro Verde e Goiânia. Ainda em janeiro, como parte da programação dos festejos a São Sebastião, o longa será apresentado, novamente, em Abadiânia Velha, em Alexânia, e na Fazenda do Sr. Vardim Barbosa, no entorno de Pirenópolis (23).

Segundo Pedro Diniz, as sessões constituem uma ação de contrapartida, cujo principal objetivo é levar o filme aos carreiros e seus familiares. Encerrando as ações de contrapartida social do projeto “Carreiros, candeeiros e seus carros de bois em romaria para Trindade”, o documentário foi exobido na última quinta-feira(23), às 19h, na Fazenda Barbosa em Pirenópolis, de propriedade Vardim Barbosa, que preparou o espaço para receber este evento.

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Madeireira Lobo no WhatsApp
 (62) 3331-3040
Avenida Benjamin Constant Q.4 L.1 e 31 Vila Cintra, em frente a Academia Energia
 Atendimento de segunda à sexta das 7 às 17:30h e sábado das 07h00 às 12h00.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here