O tradicional desfile dos carros de boi de Goias faz parte de uma devoção de quase 200 anos em honra ao Divino Pai Eterno e neste sábado(25), a partir das 09h00, a comitiva se reunirá no Tatersal(Sindicato Rural de Pirenópolis) para romaria nas principais ruas, parando em frete à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário para as bençãos, depois seguem para o Portal da cidade e de lá seus destinos.
Todos os anos, Pirenópolis recebe a comitiva da fé. Devotos do Divino Pai Eterno de todo o país se reúnem para a renovar a fé na Santíssima Trindade.
Muitos devotos caminham centenas de quilômetros em peregrinação da capital goiana até o Santuário de Trindade. Mas o ponto alto da festa é o desfile de carros de boi. No final do ano passado, a tradicional cultura dos carros de bois e seus muladeiros é o tema central do longa-metragem “Carreiros, candeeiros e seus carros de bois: Os saberes e fazeres em épicas jornadas à romaria do Divino Pai Eterno em Trindade/Goiás”, idealizado pelo cineasta Pedro Diniz.
Realizado pela produtora Altosplanos Produções Audiovisuais, o filme conta com apoio financeiro da Lei Federal Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secretaria da Cultura de Goiás (Secult), e tem sido exibido, em primeira mão, a carreiros de diversas cidades goianas.
A produção promove a Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, considerada Patrimônio Cultural Brasileiro. O diretor Pedro Diniz ressalta que esta é a primeira vez que esta cultura é explorada tão a fundo.
O produto final já foi exibido nos municípios de Posse d’Abadia, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Alexânia, Olhos d’Água, Ouro Verde e Goiânia. Ainda em janeiro, como parte da programação dos festejos a São Sebastião, o longa será apresentado, novamente, em Abadiânia Velha, em Alexânia, e na Fazenda do Sr. Vardim Barbosa, no entorno de Pirenópolis (23).
Segundo Pedro Diniz, as sessões constituem uma ação de contrapartida, cujo principal objetivo é levar o filme aos carreiros e seus familiares. Encerrando as ações de contrapartida social do projeto “Carreiros, candeeiros e seus carros de bois em romaria para Trindade”, o documentário foi exobido na última quinta-feira(23), às 19h, na Fazenda Barbosa em Pirenópolis, de propriedade Vardim Barbosa, que preparou o espaço para receber este evento.
Parceiro: