Vem aí a 1ª Edição da Mostra de Cinema Cocalzinho, que acontece dias 29 e 30 de agosto. Inscrições podem ser feitas até o dia 24

0
78

Estão abertas até o dia 24 de agosto as inscrições para a mostra competitiva “3 Minutinhos”, parte da 1ª Mostra de Cinema de Cocalzinho (@mostradecinemacocalzinho), que acontece nos dias 29 e 30 de agosto em Cocalzinho de Goiás.

A proposta é simples e potente: criar curtas-metragens de 1 a 3 minutos, com prêmios de R$1.000 para os melhores em duas categorias. “O Que a Terra Não Come” aborda temas ligados à poluição e aos excessos humanos, enquanto “Entre Causos e Caminhos” valoriza saberes populares e é exclusiva para filmes feitos com celular. As exibições acontecerão ao ar livre, em meio à vegetação do Cerrado, reunindo escaladores, viajantes e comunidades rurais num encontro inédito entre cinema e natureza.

Localizado na entrada do Parque Estadual dos Pireneus, o município será palco de uma programação gratuita que une cinema, ciência, sustentabilidade e os saberes da comunidade rural, com sessões ao ar livre em uma região que não conta com salas de exibição.
A Mostra reúne produções audiovisuais, entre curtíssimos, médias e longa-metragem, com ênfase em obras que abordam questões ambientais e valorizam a transmissão oral de saberes populares. A proposta vai além da exibição de filmes: o evento também oferece painéis temáticos, oficinas de cinema de bolso e atrações musicais, criando um espaço de troca entre realizadores e o público local.
A abertura, no dia 29, será marcada pela exibição do longa “O Vôo 375”, de Marcus Baldani, e do documentário “Caminhando com Onças”, de Letícia Baldanni. Em seguida, haverá um painel sobre cinema documental, proteção de grandes felinos e estratégias de mitigação das mudanças
climáticas.
As exibiçoes serão feitas em dois pontos estratégicos da cidade. A primeira é o Cinema na Praça, que acontece na tradicional Praça do Ginásio, e a segunda é a Cinema no Parque, realizada no Parque Estadual dos Pirineus, em frente ao Morro do Cabeludo, proporcionando uma experiência de imersão tanto no cerrado quanto no centrinho do município.
A Mostra de Cinema Cocalzinho é uma realização que conta com apoio da Prefeitura Municipal de Cocalzinho de Goiás, do PEP – Parque Estadual dos Pireneus e do Instituto Pro-Onça. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, reafirmando o compromisso do projeto com a
democratização do acesso à cultura.
Dois eixos ganham destaque na programação:
● Competição Nacional de Cinema de Bolso – 3 Minutinhos: voltada a filmes de até 180 segundos, produzidos com celulares, câmeras portáteis ou tecnologias acessíveis, por
profissionais ou amadores que aceitam o desafio da síntese criativa.
● Mostra Cocalzinho de Bolso: exibição de curtas-metragens produzidos por moradores de Cocalzinho, seja a partir da nossa oficina de formação em cinema de bolso promovida
pela Mostra, seja por iniciativa própria. Momento em que realizadores locais se veem na tela e fortalecem o sentimento de pertencimento no audiovisual.
“Nossa ideia é levar o cinema onde o povo está: nas praças, nas esquinas, ao ar livre”, afirma a organização.
A mostra também traz uma exibição especial: o filme “Amazônia Viva VR”, 10 minutos em 360°, que proporciona uma experiência imersiva em realidade virtual pela região do Rio Tapajós, aproximando o público do Cerrado de outro bioma ameaçado no Brasil, a Amazônia.
O evento se encerra no dia 30 de agosto com uma programação especial: palestra do ator e realizador em ascensão Jorge Paz sob o tema “Da quebrada para as telonas: minha jornada no audiovisual”, seguido de exibição de filmes produzidos pela comunidade de Cocalzinho e curtas selecionados da competitiva #3minutinhos, por fim cerimônia de premiação e encerramento com
apresentação musical ao vivo de artistas goianos.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral, Produção e Idealização
Larissa Corino – Cineasta e produtora. Dirigiu os documentários Rocha – Substantivo Feminino, Caminhando com Onças e Histórias Concretas. Uma das fundadoras do Clube Cultural de Cocal, atua com foco em narrativas do cotidiano, meio ambiente e protagonismo
feminino.
Direção de Criação e Produção
Daniele Agapito – Atriz e realizadora audiovisual. Trabalha com narrativas híbridas entre vídeo, performance e escrita. No audiovisual, atuou na série O Caso Evandro e dirigiu o documentário A Revolução das Raízes, ambos pela Globo. Colabora com a Mídia NINJA. Produção Cultural e Assessoria de Imprensa Chiara Luiza – Produtora cultural e comunicadora. Atua entre arte, educação e política, com
foco em ações de escuta e pertencimento. Fundadora do Clube Cultural de Cocal e idealizadora de rodas de leitura e cineclubes.
Curadoria de Cinema e Sustentabilidade
Letícia Benavalli – Bióloga, documentarista e fundadora do Instituto Pró-Onça. Mestre em Ecologia e especialista pela Universidade de Oxford, atua na conservação de grandes carnívoros e desenvolve projetos audiovisuais com foco ambiental.
Curadoria de Cinema e Convidado Especial
Érico Rassi – Diretor e roteirista. Premiado pelos longas Comeback e Oeste Outra Vez, ambos com destaque nacional e internacional. Suas obras abordam o universo masculino com um olhar crítico e regional.
Curadoria de Cinema e Convidado Especial (ator)
Jorge Paz – Ator. Em destaque no cinema nacional com Marighella, Maria e o Cangaço e O Sequestro do Voo 375, pelo qual recebeu o Prêmio Grande Otelo de Melhor Ator Coadjuvante.
Protagoniza o próximo longa Chico Mendes.
Curadoria de Cinema e Fotografia Rodrigo Rangel – Documentarista e fotógrafo. Vive em Cocalzinho, onde realiza filmes e assina direções de fotografia com forte identidade visual. Dirigiu Caminhando com Onças e Histórias Concretas.
Design e Ilustrações
Nana Bittencourt – Artista visual e designer. Licenciada pela UnB, atua com identidade visual de projetos culturais desde 2005. Desenvolve ilustrações, cartazes e impressos para eventos e iniciativas sociais no DF.
Produção Executiva                                                  Moisés Souza – Administrador geral da Spike Participações, empresa que atua nos segmentos de
turismo, cultura, comunicação e gestão de projetos e empresas. Especializada em estruturar,
conduzir e otimizar projetos, assegurando que cada etapa siga padrões de qualidade e alcance os
resultados definidos.
SERVIÇO
Mostra de Cinema Cocalzinho 2025
Data: 29 a 30 de agosto de 2025
Local: Cocalzinho de Goiás – espaços diversos (parque dos Pireneus, praça do Ginásio)
Entrada: Gratuita
Programação completa e informações: https://mostradecinemacocalzinho.com.br/
Contato para imprensa:
Larissa Corino – Diretora Geral (61) 99322-7007
Chiara Luiza – Assessoria de Imprensa (62) 98510-5719

 

Parceiro:

Grupo Villa Hotéis
Um grupo sólido que há mais de 25 anos atua no ramo de hotelaria, gerando emprego e renda.
Contatos: ​​ 62 3331-2424 / 62 3331-2662
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here