25 de julho: STRAAF e FETAEG celebram o Dia do Agricultor e da Agricultora Familiar!

0
141

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Pirenópolis (STRAAF), juntamente com a FETAEG, enaltecem e honram cada trabalhador e trabalhadora rural, que através da sua força e coragem, garantem ao povo brasileiro, uma alimentação saudável, preservação do meio ambiente, fortalecimento dos laços culturais, entre muitas características positivas encontradas no meio rural brasileiro e do mundo.

Essa é uma homenagem aos agricultores(as) familiares, aos guardiões e guardiãs, da segurança e soberania alimentar. Destacamos que a data de julho, é um Dia de Luta, mas oficialmente celebramos o 25 de maio, como data que lembramos também o Dia do Trabalhador(a) Rural. Independente das datas comemorativas celebradas ao longo do ano, a FETAEG enaltece a importância dos agricultores e das agricultoras familiares. Onde aproveita para reconhecer sempre, sua importância na construção da história do Brasil, como alicerce de manutenção da vida, com a permanente produção de alimentos agroecológicos, com respeito a biodiversidade, sem agrotóxico e com variedade nutricional. Enaltece também seu papel econômico na geração de emprego de renda, desde as comunidades, perpassando pelos municípios e até mesmo nos grandes centros urbanos do Brasil, com a comercialização de seus mais variados produtos que brotam do meio rural brasileiro. Parabeniza cada agricultora e agricultor rural pela preservação da cultura, tão bem passada de geração para geração. Como entidade representativa da categoria de trabalhadores e trabalhadoras rurais, a FETAEG e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar, reconhece que só somos fortes e aguerridos porque homens, mulheres, crianças, jovens, idosos(as) rurais seguem conosco firmemente rumo as transformações sociais que impactam positivamente o meio rural brasileiro. Enfim, são muitas qualidades que poderíamos pontuar aqui, mas o Dia de hoje também nos convoca para refletir sobre o descaso com essa categoria que é excluída de políticas públicas fundamentais, como: (educação, saúde, lazer, geração de emprego e renda, entre outras).

Assim, o 25 traz a oportunidade do poder público refletir sobre a necessidade da criação de políticas públicas que protejam os agricultores(as) familiares, assentados(as) e acampados(as) da reforma agrária, meeiros(as), arrendatários(as), comodatários(as), pescadores(as) artesanais, extrativistas, dentre outros(as) que garantem o desenvolvimento sustentável e a soberania e segurança alimentar.

Viva a luta dos agricultores e agricultoras familiares!

Parceiro:

Nenhuma descrição disponível.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pirenópolis (STRAAF)
Endereço: Avenida Prefeito Sizenando Jayme, 19.
Telefones: 3331.1125 – 98535.5513.
E-mail: sttrpirigo@hotmail.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here