No mês de dezembro, o foco será nossos animais. Pirenópolis possui uma população enorme de animais abandonados, todo canto que se vá, tem dois ou mais, largados implorando comida, muitos deles doentes, feridos e bastante debilitados. No Centro Histórico são vários que perambulam de um lado para o outro, desorientados pelo abandono e pela fome. A situação já chegou ao limite, os órgãos públicos fecham os olhos ignorando o problema e os poucos voluntários não medem esforços para ajudar e amenizar o sofrimento dos animais. Na verdade, não existe cão de rua. Existem animais abandonados nas ruas.
O “Dezembro Verde” mês de combate e conscientização sobre o abandono de animais. Abandonar e maltratar animais é crime previsto em Lei de Crimes Ambientais além de ser um ato cruel que pode condenar o animal a morte.
Temos que diminuir a incidência de animais de rua, já que um dos maiores problemas em relação aos cães e gatos de estimação é o abandono. Este problema vem sendo agravado pelo crescente aumento populacional, tanto dos animais de rua quanto daqueles que possuem um lar, mas cujos guardiões não praticam a guarda responsável e acabam submetendo seus pets a cruzamentos indesejados. De acordo com estudos e estatísticas o número de animais abandonados cresce significativamente no fim do ano, quando se aproxima o período de férias e viagens. Precisa - se urgente de mais atenção para o problema, já que trata de saúde pública, mas infelizmente, foi solicitado junto à Prefeitura Municipal algumas medidas, como procedimentos de castração e nada foi feito. Com a castração, obtêm – se não só a prevenção e controle populacional dos animais, mas diversos benefícios, como a diminuição do risco de câncer de mama para fêmeas, o animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilita a interação e reduzindo situações problemáticas.
Seja consciente, cuide bem do seu pet, se for viajar, leve-o com você, se não for possível deixe-o aos cuidados de um amigo ou parente confiável, mas jamais o abandone, pois ele nunca te abandonará. Para ele, você é a melhor pessoa do mundo!
Avenida Benjamin Constant. Ao lado do Cavalhódromo. (62) 99301-3886
Lanchonete · Lanchonete · Restaurante Fast-food
Horário de atendimento: das 11h00 às 00h00