Atenção com as linhas de pipa: o perigo está no ar!

0
193

Os ventos e o céu limpo desta época do ano é a combinação perfeita para empinar pipas, mas a brincadeira exige cuidados. A circulação de crianças nas ruas onde passam carros, a brincadeira perto da rede elétrica e o uso de linhas cortantes são alguns dos perigos, tanto para quem brinca, quanto para o resto da população.

A atenção deve ser redobrada entre a população, o inimigo está no ar e é praticamente invisível, motoqueiros, ciclistas, pedestres fiquem atentos, o acidente pode ser fatal ou deixar sequelas irreparáveis.

Os perigos são inúmeros: são linhas importadas, altamente cortantes e linhas com o conhecido cerol, meninos distraídos em vias públicas, a necessidade do cuidado com a rede elétrica, entre outras coisas.

Perigo na rede elétrica

Linhas chilenas

Cerol

O cerol é uma substância proibida feita à base de cola, pó de vidro e outros compostos que são bons condutores de eletricidade. Quem produz o cerol normalmente o faz para cortar linhas de outras pipas. Em contato com a pele, esse composto é capaz de provocar graves ferimentos e levar à morte. As linhas com cerol são capazes de romper cabos de energia, o que favorece a ocorrência de curtos circuitos e morte por eletrocussão. Demétrio Venício Aguiar, engenheiro eletricista, explica que esse composto é fabricado com materiais que conduzem eletricidade. Além disso, muitas crianças amarram pipas com arames e fios metálicos. “As pipas devem ser empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais se deve usar fios metálicos ou cerol. Caso a pipa fique presa, o melhor a fazer é não tentar resgata-la”, ensinou.

Além do cerol, outro componente preocupante, é a chamada “linha chilena”, tipo de cabo cortante feito em escala industrial, mais refinado e com materiais mais abrasivos que o cerol. “Esse tipo de linha é muito mais cortante que o cerol comum”, acrescentou.

Parceiro:

A imagem pode conter: texto que diz "GRUPO BETHA S.H.I.E.L.D."

Grupo Betha Shield


A nova sede do Grupo Betha Shield fica localizada na Rua Emanoel Jaime Lopes, Nº16 , centro, os telefones são (62) 3331-3088 e 98591- 8010.

Faça uma visita!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here