Brasília e Pirenópolis assinam acordo para programa de Turismo Cívico Pedagógico

0
148
No início desta semana, Brasília e Pirenópolis (GO) estabeleceram mais um importante marco na relação turística entre os dois municípios. A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, e o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, assinaram um Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Programa de Turismo Cívico e Pedagógico, proporcionando aos estudantes da rede pública de ensino, visitar monumentos de Brasília para obter, in loco, fora das salas de aula, ensinamentos de História do Brasil. O documento firmado durante a programação do Encontro Regional de Secretários e dirigentes de Turismo do Centro-Oeste, promovido pela Associação Nacionalde Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur). “Este programa é um case da nossa capital, que é única e somente aqui pode surgir uma programação assim. Brasília é a capital de todos os brasileiros e fazer com que as crianças, alunos principalmente do ensino fundamental, conheçam a capital do país e possam, fora da sala de aula e por meio de uma rota turística, ir além dos monumentos, aprendendo sobre a história do Brasil. Essa atividade favorece a criação de um cidadão com mais amor à pátria e exemplo para as gerações futuras, de como unir a educação com a atividade econômica do turismo e alavancar uma plataforma de desenvolvimento que é realidade nos Estados Unidos, na França, na Espanha, na Alemanha e no Japão”, justifica Vanessa Mendonça.

 

O projeto do Turismo Cívico Pedagógico consiste em ressignificar o monumento e dar a ele a importância histórica de sua existência. “E nós temos um grande exemplo desta transformação. Antes de assumirmos a Secretaria de Turismo, a Troca da Bandeira era um evento praticamente restrito às forças militares que organizam a substituição do Pavilhão Nacional a cada primeiro domingo do mês. Cercade 200 pessoas costumavam prestigiar a Troca da Bandeira na Praça dos Três Poderes. Na última edição do evento, antes da pandemia, conseguimos levar 7mil pessoas àquela cerimônia. Isso é turismo cívico, turismo pedagógico, turismo cidadão”, define a Secretária.

O Programa do Turismo Cívico Pedagógico já é considerado um Case de Brasília em todo o país e está sendo exportado rapidamente para os demais estados e municípios. Desde a realização do Fórum de Secretários de Turismo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, há dois meses, Brasília já firmou acordos de cooperação técnica com várias cidades, entre elas São Luís (MA), Recife (PE), Vassouras e Casemiro de Abreu (RJ), Cláudio (MG) e agora Pirenópolis.

“Essas parcerias são fundamentais para a manutenção e a garantia de um futuro público para o turismo brasileiro. Brasília é muito mais que um gabinete político e oferece uma experiência única. Temos o maior museu a céu aberto com obras de Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Marx. Além dos ministérios, de todos os monumentos e da sua história, na esplanada também estão o Teatro Nacional, o Museu da República, a Biblioteca Nacional e a Catedral Metropolitana. Assim, todos os alunos e todos os brasileiros devem conhecer a capital do país, a capital de todos os brasileiros”, declarou a secretária Vanessa Mendonça.

“E isso só é possível pelo trabalho diuturno e a visão empreendedora do governador Ibaneis Rocha, que nos permite trabalhar com um novo olhar sobre o turismo”, finalizou a dirigente da Setur-DF. Fonte: Setur – DF

Parceiro:

Pode ser uma imagem de estrada

DINO BATERIAS E AUTO PEÇAS
A maior variedade de marcas e modelos de bateria.
Toda Linha em 6X sem juros
(62) 3331-1118 / (62) 99208-6791.
Endereço: Av. Benjamin Constant, número 40. Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here