Campus da UEG de Pirenópolis recebe Simpósio Nacional de Estudos da Religião, entre os dias 13 e 15 de outubro

0
174

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza, entre os dias 13 e 15 de outubro, a quarta edição do Simpósio Nacional de Estudos da Religião, no campus de Pirenópolis, cidade histórica conhecida por sua forte tradição cultural. O evento, que também integra o IV Simpósio da Associação Brasileira para a Pesquisa e História das Religiões (ABHR), Regional Centro-Oeste, tem como tema central “O fenômeno religioso entre embates e debates” e reunirá pesquisadores de diferentes áreas para discutir o papel da religião nas transformações sociais, culturais e políticas do Brasil.

A programação será aberta na segunda-feira, 13, das 19h às 22h, com a conferência da Profa. Dra. Valentina Pereira Arena, da Universidade Católica do Uruguai. Na terça-feira, 14, as atividades começam cedo, com uma visita guiada à comunidade de Lagolândia pela manhã. Ainda no mesmo dia, ocorre a primeira mesa-redonda, intitulada “Cem anos do Dia do Fogo: história e memória de Santa Dica em Goiás”, das 10h às 12h.

Durante a tarde, entre 14h e 17h, acontecem os simpósios temáticos e apresentações de comunicações acadêmicas. À noite, das 19h30 às 22h, será realizada a mesa-redonda “Embates e tensões religiosas: os desafios do pluralismo religioso no Brasil”.

Já quarta-feira, 15, o último dia do encontro, será a vez da mesa-redonda “Religião e embates culturais no Centro-Oeste brasileiro: perspectivas de pesquisa”, programada para a manhã, seguida por novas sessões temáticas à tarde. O encerramento, às 19h30, ficará a cargo da Profa. Dra. Renata Siuda Ambroziak, da Universidade de Varsóvia (Polônia).

Objetivos do simpósio

Desde a sua primeira edição, em 2018, o Simpósio Nacional de Estudos da Religião da UEG funciona como um espaço de reflexão acadêmica sobre a diversidade de práticas e manifestações religiosas. Realizado em parceria com a ABHR, o evento busca estimular o debate científico, promover o respeito à pluralidade de crenças e analisar os embates político-sociais ligados ao campo religioso.

Na edição anterior, realizada em Anápolis, em outubro de 2023, o simpósio reuniu dezenas de pesquisadores. Agora, em Pirenópolis, o objetivo é ampliar ainda mais a participação, aproveitando a relevância cultural da cidade como cenário para discussões sobre religiosidade, identidade e memória.

Áreas temáticas e pesquisas em destaque

Ao todo, foram aprovados nove simpósios temáticos (STs), cobrindo desde tradições afro-brasileiras até espiritualidades contemporâneas. O ST 1, coordenado pelos professores Léo Carrer Nogueira e Daniel Precioso, foca nas religiosidades africanas e afroamericanas, discutindo resistências socioculturais, oralidade e a luta contra o racismo religioso.

Já o ST 2, sob coordenação de Pedro Fernando Sahium e Geraldo Witeze Junior, debate os protestantismos e pentecostalismos, analisando sua inserção na política, nas instituições sociais e na cultura brasileira.

Outro destaque é o ST 3, que trata das religiosidades antigas e medievais nas culturas mediterrâneas, coordenado por Edson Arantes Júnior e Victor Passuello. O simpósio pretende explorar narrativas míticas e suas transformações ao longo da história, relacionando religião e identidade cultural.

O ST 4, conduzido por Robson Gomes Filho e Renata Siuda-Ambroziak, traz reflexões sobre catolicismos e modernidades, investigando o papel da mídia, da cultura e da política no catolicismo contemporâneo. Já o ST 5, coordenado por João Paulo Silveira, Marcelo Gustavo Costa de Brito, Jadir Rodrigues e Marcelo Rodrigues dos Reis da UEG, abre espaço para debates sobre novas espiritualidades na modernidade tardia, incluindo religiões digitais, ecoespiritualidades e juventudes religiosas.

O evento também contempla estudos sobre os territórios do sagrado nas religiões afro-brasileiras (ST 6), patrimônio e religião (ST 7), as relações entre religião, meio ambiente e espaço público (ST 8), e, por fim, as religiões mediúnicas no cenário atual (ST 9), sob coordenação de André Luiz Caes.

Segundo os organizadores, o simpósio se apresenta como um espaço para o fortalecimento da pesquisa em Ciências da Religião, especialmente na região Centro-Oeste. Ao reunir especialistas de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras, o encontro permite trocas interdisciplinares e o fortalecimento de redes de pesquisa, que auxiliam no avanço da produção acadêmica sobre religião no país.

As inscrições para participação podem ser feitas no site do evento até segunda-feira, 13.

Endereço: Avenida Jk, número 3331-2182
Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here