Carteira de estudante será emitida de graça pela internet

0
91

O Governo Federal vai passar a emitir a carteira de identificação dos estudantes. Os estudantes poderão baixar no computador ou celular, daqui a 90 dias, o aplicativo Id Estudantil e preencher os dados pessoais como CPF e a instituição onde estuda. A confirmação virá com um cruzamento de informações. Quem não tem acesso à internet pode pedir a carteirinha nas agências da Caixa.

A atividade é a principal fonte de recursos de entidades como Une e Ubes. Atualmente, o documento custa R$ 35 e, desde 2013, uma lei garante que entidades como UNE e Ubes possam emitir as carteiras. Elas se transformaram numa das principais fontes de recursos dessas entidades, que ficam com parte do valor e que também continuarão emitindo as carteirinhas.

O presidente Jair Bolsonaro mencionou a economia: “Tem muito estudante pobre, que R$ 30 para ele por ano faz diferença”. Mas não escondeu a motivação ideológica da medida: “Vai ajudar, inclusive, a evitarmos que certas pessoas promovam nas universidades o socialismo, socialismo esse que não deu certo em lugar nenhum do mundo”.

A UNE, a Ubes e a Associação Nacional de Pós-Graduandos afirmam que “a MP tem como objetivo retaliar e enfraquecer as entidades estudantis, além da insinuação de que as entidades estudantis estivessem ‘promovendo o socialismo’ nas universidades, em uma clara tentativa de Bolsonaro criar uma falsa polarização na sociedade”. E que elas já emitem gratuitamente o documento para estudantes de baixa renda.

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

KROOC´S SALGADOS

Venha se deliciar com esses salgados super caprichados!

Endereço: Rua Benjamin Constant, número 06
Telefone: ( 62) 99278-7093

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here