Governo fecha escolas, remaneja estudantes e demite funcionários, em Goiás

0
398

Reordenamento da rede pública de ensino em todas as 1.160 unidades de ensino do Estado é justificativa para “otimização dos recursos públicos”

O temor ronda servidores, pais e estudantes de Colégios e Escolas públicas estaduais há​​ 3​​ dias do início das aulas. O que é anunciado pelo governo como reordenamento da rede pública, com intenção de otimizar os recursos públicos, acarreta em fechamentos de unidades escolares, transferência de competência do ensino a municípios e até demissões de cargos comissionados. Funcionários concursados estão sendo chamados aos locais de origem.

Em todo o Estado existem 1.160 escolas e colégios. Apesar de a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) negar, estudantes e pais se dizem prejudicados.​​ 

Na tarde​​ da última​​ terça-feira (15) a Seduce informou que em 60 dias, mudará a sede da pasta para o prédio do Instituto de Educação de Goiás (IEG), na Avenida Anhanguera, do Setor Universitário. O fechamento do Instituto causou revolta em estudantes, que serão remanejados para outras instituições conforme a série em que estudam.

Atualmente a unidade, mesmo com capacidade para atender mais, tem 202 alunos matriculados, que seriam remanejados, conforme a secretaria, da seguinte forma: alunos de nível médio poderão optar pelo Colégio Pré-Universitário (Rua 240, no Setor Universitário), e o Colégio Estadual Olga Mansur (Rua 243, Vila Monticelli); estudantes do ensino fundamental, as opções são o Colégio Estadual Dom Abel SU (Rua 260, Setor Leste Universitário), de tempo integral; e Colégio de Aplicação do IEG, que funciona em área anexa ao prédio.

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (16), a secretária afirmou que a mudança é uma questão de economia de R$ 500 mil para os cofres públicos. “Não temos mais dinheiro para pagar aluguel. Essa é a realidade”, disse.

Para Pirenópolis ainda não foi anunciada nenhuma mudança, mas tanto professores, quanto os alunos estão apreensivos com as próximas notícias.

 

Fonte: O Mais Goiás

 

 

Parceiro:

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

 

Onde estamos

Rua Marinheiro, Qd. 08, Lt. 12,

Vila Marília

Email

contato@grafiatoconstrutora.com.br

Site:

http://www.grafiatoconstrutora.com.br/

Fecebook:

https://www.facebook.com/grafiatoconstrutora/

Fale com a gente

Fone: (+55) 62 3331 2407

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here