Para este ano de 2023, a Festa da Capela do Rio do Peixe terá uma estrutura toda readaptada para acolher os romeiros. A Diocese através da Paróquia de Santa Bárbara, estão realizando mega estrutura com muitas benfeitorias

0
621

Faltam poucos dias para a Festa da Capela 2023 – Festejo em Louvor a Senhora Sant’Ana, no povoado da Capela do Rio do Peixe acontece entre os dias 17 e 26 de Julho e muitos são os preparativos para receber todos os devotos.

Este ano, os fiéis irão se surpreender com a mega estrutura que está sendo realizada nos acampamentos. A Diocese e a Paróquia de Santa Bárbara, juntamente com o Bispo Dom João Wilker e o Pároco João Paulo Silva, estão fazendo novas melhorias na Capela de Sant’Ana para melhor atender os romeiros. Oferecendo mais segurança, conforto e comodidade, com banheiros, instalação de postes de energia elétrica, poço artesiano, colocação de uma caixa d’água de 10 mil litros, entre outras.

Tudo que está sendo feito, é pensando nos romeiros que terão os benefícios em cada lote de acampamento, para que eles tenham mais conforto e segurança com muito carinho e dedicação. São 10 dias intensos de muita devoção à Sant’Ana.

Para este ano de 2023, a Festa da Capela do Rio do Peixe terá uma estrutura toda readaptada para acolher o romeiro, que reúne centenas de visitantes em busca de fé, devoção. Considerado um dos eventos mais esperados pelos moradores de Pirenópolis.

Durante o evento são vários acontecimentos que atraem os visitantes como missas, procissões, leilões, queima de fogos, levantamento de mastro, queima de fogueiras, barraquinhas, os animados acampamentos e o ranchão.

Nenhuma descrição disponível.

Padre João Paulo Silva

Abrir foto

Abrir foto

Abrir foto

Maquete de como ficarão os acampamentos

A historiadora pirenopolina Tereza Caroline Lôbo defendeu sua tese de mestrado com o título: Capela do Rio do Peixe em Pirenópolis/Goiás: lugar de festa que está disponível na BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Disertações. Nela, Tereza Caroline explica essa tradição secular veja o resumo do trabalho da historiadora:

O festejo em louvor a Nossa Senhora Sant’Ana, o qual ocorre desde a metade do século XVIII, em julho, no povoado da Capela do Rio do Peixe em Pirenópolis/GO, constitui-se fenômeno próprio da comunidade que o vivencia, implicando um processo que envolve ação e produção de um lugar nitidamente balizado por momentos partilhados e solidários. Esse “lugar de encontros” está atrelado ao espaço e à paisagem, sendo estes partes imprescindíveis na constituição das identidades e nas manifestações do lugar. Propõe-se, neste trabalho, uma investigação que destaque, por via dos símbolos e rituais presentes na festa-lugar, os significados de tal fenômeno festivo. A pesquisa visa ressaltar que, mais do que uma antiga tradição religioso-festiva resistente às transformações e conflitos, a festa revela-se como um fenômeno fundado num intenso processo autogerativo, posto que a festa original desapareceu e transcendeu o aspecto religioso, aduzindo agora usos e significados diversos. Dessa forma, buscaram-se as respostas possíveis para o problema proposto nesta pesquisa: de que modo os conflitos originados do encontro de várias trajetórias durante o momento da festa apresentam-se na atualidade e orientam os sentidos de lugar dados por eles (os participantes) à festa de Nossa Senhora Sant’Ana na Capela do Rio do Peixe em Pirenópolis/GO? Ao realizar a pesquisa no tempo atual (2007 a 2010) e viver com/no seu espaço de ocorrência, dispomo-nos a apresentar mais do que um mundo exterior em importância e poderes que fornecem um simples ambiente da ação humana, mas sim um mundo interior, dos sentimentos e desejos que impressionam pela complexidade de sua realidade.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "Drogaria do Marcelinho Sempre a disposição da população !! 3331-1515 3331-2495 (62)99613-5724 (62)99165-5906 Farmácia Popular"

Avenida: Benjamin Constant, número 20
Telefones:
3331-1515
3331-2495
(62) 99165-5906
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here