Preços de pedágio das BRs-153, 414 e 080 sobem; veja novos valores

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A partir de 00h desta quinta-feira (03) de outubro, as tarifas de pedágio no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080) sofreram reajuste.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 11 de setembro de 2025, baseia-se no índice da inflação do período (IPCA) e impactará diretamente quem trafega por essas importantes vias goianas.

Administradas pela Ecovias Araguaia, as rodovias BR-153, BR-414 e BR-080 têm recebido, desde o início da concessão, uma série de investimentos pesados em melhoria e ampliação. A promessa é de duplicação de trechos em Goiás e Tocantins, de forma a garantir mais segurança e fluidez.

Em julho, as obras de duplicação da BR-153 em Goiás foram iniciadas, em mais uma etapa dos trabalhos de ampliação previstos no contrato.

Para que você não seja pego de surpresa, os novos valores que serão praticados nas praças de pedágios (P1 a P9), conforme a categoria do seu veículo.

É importante lembrar que a cobrança varia de acordo com a área de abrangência de cada praça. Vamos aos números:

Tabela com os novos preços dos pedágios. (Foto: Divulgação)

Expansão

As obras de ampliação e duplicação nas BRs 153, 414 e 080 são a contrapartida para o reajuste. Somente nesta etapa, o cronograma prevê quase 53,44 quilômetros de duplicações em Goiás, contemplando Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km).

No Tocantins, novos trechos também estão previstos para este ano, com as primeiras duplicações já entregues em 2024 em Gurupi (11,25 km) e Aliança (1,6 km).

Os investimentos somam mais de R$ 500 milhões para essa etapa de obras, que incluem, além dos 60,48 km de duplicação, quase 30 km de vias marginais, 14 retornos, 8 dispositivos, 3 passarelas e 2 acessos.

Ao todo, o contrato de concessão prevê 622 quilômetros de duplicações, com 57% da meta a ser atingida até o 10º ano.

O investimento total em obras é de R$ 7,8 bilhões, somados a R$ 6,2 bilhões em custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal.

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