Saiba tudo sobre Celular Seguro: aplicativo de segurança que já bloqueou mais de 56 mil celulares roubados

0
205

O Governo Federal, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou dia 19 de janeiro de 2024 o aplicativo Celular Seguro. Esta ferramenta visa informar aos bancos e operadoras que o aparelho celular foi roubado ou furtado. Desse modo, o dispositivo pode ser bloqueado nessas instituições.

Disponível para download tanto na Google Play Store quanto na App Store, o aplicativo requer um cadastro com o perfil Gov.br e oferece a opção de registrar pessoas de confiança. Quer saber mais sobre o Celular Seguro? Então, continue com a leitura deste texto.

Qual o aplicativo do governo para bloquear celular?

O app Celular Seguro do governo é um aplicativo para bloquear celular roubado ou furtado. Ele foi produzido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em conjunto com a Anatel e a Febraban. O aplicativo tem mais de 1,9 milhão de usuários registrados e, desde o seu lançamento, já registrou mais de 40 mil alertas de usuários sobre perda, roubo ou furto de aparelhos.

O serviço pode ser acessado em smartphones Android e iPhones, além de navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge.

Onde baixar o aplicativo Celular Seguro?

O aplicativo Celular Seguro pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store, para celulares Android, e na App Store, para celulares iOS. Além disso, é possível acessar o aplicativo por meio de navegadores, como o Google Chrome e o Microsoft Edge. Para isso, basta acessar o site https://celularseguro.mj.gov.br/.

O aplicativo Celular Seguro é liberado para Android?

Sim, o aplicativo Celular Seguro do governo está disponível para Android e pode ser baixado na Google Play Store diretamente do aparelho.

Como acessar o Celular Seguro pelo site?

O acesso ao Celular Seguro pelo site é feito pela plataforma do Governo Federal: https://celularseguro.mj.gov.br/

Como se cadastrar no aplicativo Celular Seguro?

  1. Instale o aplicativo Celular Seguro no seu celular ou acesse a versão de navegador;
  2. realize o login com a sua conta Gov.br;
  3. leia e aceite os termos de uso;
  4. leia o tutorial disponibilizado pelo aplicativo;
  5. clique no botão “Pessoas de Confiança” e cadastre um contato de sua confiança;
  6. retorne à tela inicial e clique no botão “Registrar Telefone”;
  7. insira as informações solicitadas no formulário e clique em “Cadastrar”.

Como funciona o aplicativo Celular Seguro do GOV?

O aplicativo Celular Seguro funciona como uma espécie de botão de emergência que, quando ativado, notifica as operadoras e bancos que um celular foi roubado ou furtado. O pedido de bloqueio pode ser feito pelo próprio dono do aparelho, ou por uma pessoa de confiança.

O programa do governo, que está disponível como site e app, impede o acesso aos aplicativos bancários e ao próprio celular, com o bloqueio feito pelas operadoras e pelo IMEI. Embora o processo agilize a comunicação com essas instituições, é importante notar que os prazos para a efetivação do bloqueio podem variar. Enquanto as operadoras têm um tempo estimado de até seis horas para processar o pedido, os bancos podem levar cerca de trinta minutos para restringir o acesso às contas.

Como usar o aplicativo Celular Seguro do GOV e bloquear smartphone?

  1. Selecione o número do aparelho em “Meus Telefones” se tiver outro aparelho;
  2. se não tiver outro aparelho, peça para o contato de confiança acessar “Telefones de Confiança” no app;
  3. clique no botão “ALERTA” para registrar uma ocorrência;
  4. guarde o protocolo informado;
  5. o app compartilha automaticamente seus dados com as operadoras de telefonia e bancos participantes.

O que o Celular Seguro bloqueia?

O aplicativo Celular Seguro permite bloquear o dispositivo móvel, a linha telefônica, e os acessos a aplicativos bancários associados ao número de telefone cadastrado.

Como desbloquear Celular Seguro no Gov.br? 

A ferramenta Celular Seguro não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio diretamente. Portanto, é necessário entrar em contato com a operadora de telefonia e os bancos onde as contas foram bloqueadas. O processo varia conforme a instituição: alguns bancos permitem o desbloqueio por meio de seus aplicativos, enquanto outros exigem que o cliente compareça a uma agência ou utilize equipamentos de autoatendimento.

Quais são as mudanças do Celular Seguro?

A nova versão do Celular Seguro foi lançada dia 9 de abril de 2024 e apresenta melhorias em acesso e segurança. A facilitação do cadastro e incrementação dos alertas são os destaques da atualização.

A simplificação do cadastro tornou o processo mais rápido e menos complexo

O processo de registro no Celular Seguro foi simplificado para torná-lo mais rápido e menos complexo. Agora, são necessárias apenas informações básicas como o número da linha, a operadora de telefonia e a marca do telefone, eliminando a necessidade de informar o IMEI e o modelo do aparelho.

Os alertas estão melhores para prevenir cliques acidentais e notificar eventos recentes 

A nova versão do programa Celular Seguro introduziu uma restrição de 15 dias para o registro de ocorrências, permitindo alertas apenas para eventos recentes para aumentar a eficácia das ações. Além disso, os usuários podem escolher entre diferentes tipos de alertas, optando pelo bloqueio apenas do aparelho e da linha ou estendendo o bloqueio para outros serviços pelas instituições parceiras.

Para aumentar a segurança e evitar operações indesejadas, também foi adicionada uma nova função que requer a confirmação do usuário antes do envio de alertas, prevenindo cliques acidentais.

Ficou interessado nesse tema e não quer perder mais atualizações? Então, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.

Resumindo

Qual o aplicativo do governo para bloquear celular?

O aplicativo do governo para bloquear celular é o Celular Seguro, uma aplicação projetada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em conjunto com a Anatel e a Febraban. Este aplicativo foi criado para prevenir o uso indevido de celulares roubados ou furtados.

Como funciona o aplicativo Celular Seguro?

O aplicativo Celular Seguro funciona como uma forma mais rápida de notificar as operadoras e bancos que um celular foi roubado ou furtado. Nestas situações, basta acessar o aplicativo pelo computador e informar que o aparelho foi subtraído. Desse modo, ele será bloqueado nas instituições bancárias e nas operadoras.

Onde baixar o aplicativo Celular Seguro?

O aplicativo Celular Seguro pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store, para celulares Android, e na App Store, para celulares iOS. Além disso, é possível acessar o aplicativo por meio de navegadores, como o Google Chrome e o Microsoft Edge. Para isso, basta acessar o site https://celularseguro.mj.gov.br/. Fonte: Gov.br

Parceiro:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here