STRAAF presta homenagem ao “Dia Internacional do Idoso” celebrado neste 1º de outubro

0
102

Neste 1º de outubro, data que celebramos o Dia Internacional da Pessoa Idosa, por isso o STRAAF – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pirenópolis, convida todos e todas para uma reflexão sobre a importância dos Idosos (as), sobretudo no que se refere ao acesso dos seus direitos.

Para lembrar a importância dessa população e de seus direitos é celebrado hoje (1º) o Dia Mundial do Idoso. Dia de celebrar a vida e o futuro, mas sem esquecer das lindas histórias vividas no passado, que por meio dos idosos são passadas para toda uma geração.

Em 2030, o Brasil terá um número maior de idosos do que de crianças pela primeira vez na história. Em 2050, as pessoas com mais de 60 anos representarão 30% da população brasileira, um contingente de quase 70 milhões de pessoas. Será o dobro de participação em comparação ao ano 2000. A data chama atenção para essa tendência demográfica e para a necessidade de incluir a população mais velha, social e profissionalmente.

O cenário traz desafios sociais e econômicos. A expectativa de vida, que hoje é de 76,6 anos, aumentou em 31 anos desde a década de 40, impactando a previdência. A digitalização tende a excluir profissionais mais experientes do mercado, à medida que a tecnologia absorva funções gerenciais. Os mais velhos também sofrem com o estigma de serem mais conservadores e desatualizados tecnologicamente.

Questão social

Os idosos correspondiam, em 2019, a quase 20% dos chefes de família, acima da média geral, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas. Eles estão mais presentes nas classes mais altas, e representam 17% dos 5% mais ricos.

Com o envelhecimento da população, mais famílias estão tendo de cuidar de idosos. O número de familiares que se dedicavam a cuidados de indivíduos de 60 anos ou mais saltou de 3,7 milhões em 2016 para 5,1 milhões em 2019, segundo dados do IBGE.

O abandono e os maus tratos, no entanto, se acentuaram com a covid. No início da pandemia, em março do ano passado, o número de denúncias de violação do direito de idosos, realizados pelo serviço Disque100, era de 3 mil mensais. Dois meses depois, havia passado para 17 mil.

Combate à violência!

Aproveitamos este 1º de outubro, para refletirmos sobre outro tema forte que precisa ser combatido, que a é a violência contra pessoa idosa, cada vez mais presente na vida dos idosos (as) rurais. Muitos Idosos (as), após receberem o benefício da aposentadoria têm gerado uma expectativa muito grande para os olhos dos marginais, que vêm atacando e muitas vezes assassinando nossos idosos (as), sobretudo aqueles (as) que moram sozinhos (as).
Outro tipo de violência também combatida é a violência como forma de descriminalização, que lamentavelmente acontece muitas vezes no próprio ambiente familiar, tanto nas áreas rurais como urbanas.
Assim, nesta data que já é uma conquista à pessoa idosa, a CONTAG, Federações e sindicatos filiados fazem um chamamento para a valorização do idoso (a), reconhecendo o merecimento deles (as) por seus direitos. Por uma vida digna porque já fez e faz muito tanto pelo MSTTR como também pela manutenção do pulsar de toda sociedade.
Viva à história e luta dos Idosos (as) Rurais!!!

 

 

Parceiro:

Nenhuma descrição disponível.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pirenópolis (STRAAF)
Não fique só. Fique sócio!
Endereço: Prefeito Sizenando Jayme, 19
Telefones: 3331.1125 e 98535.5513
E-mail: sttrpirigo@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here