Sucupira: o que é, para que serve e como usar a semente, pelos ensinamentos de Lenísia Septimio

0
226

Sucupira: benefícios do óleo, sementes e chá -

Hoje, falaremos  sobre a Sucupira do Cerrado, nome científico: Pterodon emarginatus, da familia das Papilionoideae, frutos de agosto a setembro, flores de junho e julho. É uma árvore bonita, não muito alta, conhecida dos curandeiros e mateiros por este país a fora, muito amada. Utilizada há milênios tratando os mais diversos problemas.

Consagrada para os casos de artrite, artrose, dor, inflamação de garganta, ouvido e gengivas. Abaixa o ácido úrico na forma de chá das folhas, cicatrizante potente, nas úlceras estomacais, gastrites e amidalites, é depurativa. Anti-inflamatório natural similar ao antibiótico.

Para que serve e principais benefícios

A sucupira possui ação analgésica, anti-inflamatória, antirreumática, cicatrizante, antimicrobiana, antioxidante e antitumoral e, por isso, suas sementes poderia ser utilizadas em diversas situações e promover diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

  • Diminuir a inflamação nas articulações e, por isso, pode ser utilizada para tratar artrite, artrose, reumatismo e artrite reumatoide;
  • Aliviar as dores causada por problemas como excesso de ácido úrico e inflamações;
  • Combater a amigdalite, dor de garanta;
  • Ajudar a cicatrizar feridas na pele, eczemas, cravos nos pés e sangramentos;
  • Ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Pode exercer ação anticancerígena, principalmente no caso do câncer de próstata e de fígado, já que suas sementes possuem atividade antitumoral e antioxidante.

Em alguns casos, este chá pode ainda ajudar a aliviar a dor e desconforto constante provocado pela quimioterapia, usada no tratamento contra o câncer.

Partes das plantas usadas:

folhas na forma de chá para ácido úrico, flores como floral nos dá tranquilidade, sensação de bem estar, força para tomar decisões e nos liga ao espiritual. As sementes trituradas na tintura alcoólica, dá excelente resultado nos mais variados problemas de saúde. Vamos cuidar com carinho das árvores do Cerrado, este bioma tão nosso, que nos oferece a melhora, o tratamento para o que nos aflige, diminuindo o nosso sofrimento acolhendo o físico e o espiritual com amor!

Contraindicações

A sucupira está contraindicada para mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos. Além disso, deve ser usada com moderação por pessoas com problemas renais ou no fígado, assim como no caso de pessoas com câncer, sendo importante consultar o médico antes do consumo.

Por Lenísia Septimio

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here