Pela primeira vez, Políticas públicas para a agricultura familiar foram destaque no G20

0
160

Conforme informações do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Pirenópolis(STRAAF), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou da 2ª Reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura da Presidência Brasileira do G20, copresidida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que aconteceu em abril, esteve focado nas Políticas Públicas para a Agricultura Familiar.

Esta é a primeira vez que o tema foi incorporado em uma reunião do G20, com objetivo de destacar o papel indispensável dos agricultores familiares no enfrentamento da fome, da pobreza, e das mudanças climáticas – temas centrais da presidência brasileira no grupo das maiores economias do mundo.

Coordenado pelo MDA, o encontro é uma preparação à Reunião Ministerial do grupo que ocorrerá em setembro, e à Cúpula de Líderes do bloco, que acontecerá no Rio de Janeiro, em novembro deste ano. O presidente da Conab, Edegar Pretto, participará da abertura da reunião, com o ministro do MDA, Paulo Teixeira.

O ministro apresentará informações sobre medidas do Governo Federal para o público da agricultura familiar, incluindo povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas, mulheres e jovens. Além disso, representantes da Comissão da União Africana e de países como África do Sul, China, Itália, Índia, França e Japão compartilharão suas experiências e perspectivas sobre esses temas.

Esta foi a primeira reunião presencial do grupo sob coordenação da secretária executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, e do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Roberto Perosa.

No primeiro dia, o Grupo de Trabalho discutiu temas relativos ao papel da agricultura familiar no combate à fome e à pobreza, à mecanização sustentável da agricultura familiar para o aumento da produção de alimentos e transformação de sistemas alimentares, e à coordenação de iniciativas internacionais para apoiar as mulheres e homens que trabalham no campo.

Nas sessões, o grupo recebeu comentários iniciais sobre minuta de declaração a ser aprovada na reunião ministerial de setembro, visitou armazéns da Conab, estabelecimentos de agricultores familiares e cooperativa de laticínios para verificarem, na prática, os impactos das políticas públicas para o setor.

A Reunião da Cúpula de Líderes do G-20 foi em novembro, no Rio de Janeiro, com representantes de países do bloco formado por 19 das maiores economias mundiais e dois blocos regionais. O grupo formado pelo MDA, MAPA, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem como objetivo tratar de assuntos como a segurança alimentar, agricultura sustentável, inovação tecnológica, adaptação às mudanças climáticas e contribuições para medidas de combate à fome e à pobreza no mundo.

Com informações da Assessoria Especial de Comunicação do MDA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here