Veja os prazos para quitar a sexta parcela do IPVA 2023

0
227

Foto: @olharesdepiri

Com o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em vigor desde o ano passado, o Governo de Goiás alerta os proprietários de veículos sobre os prazos de pagamento das parcelas do tributo referentes ao mês de junho, que teve início ontem (12).

A Superintendência de Controle e Fiscalização esclarece, por intermédio da Gerência do IPVA, que o vencimento da sexta parcela do imposto, que deve ser quitado em junho, inicia-se pelas placas veiculares de final 1 (12/6), seguido das demais: final 2 (13/6), final 3 (14/6), final 4 (15/6), final 5 (16/6), final 6 (19/6), final 7 (20/6), final 8 (21/6), final 9 (22/6). Por último estão os automotores de placa final 0, cujos proprietários têm até dia 23 de junho para efetuar o pagamento.

Os proprietários de veículos puderam parcelar o IPVA em até nove vezes, no caso de veículos com finais de placa 1 e 2, e em até 10 parcelas para veículos de placas final 3 a 0. Para quem optou por quitar o IPVA à vista, em parcela única, o que inclui o Licenciamento Anual do Detran, a data limite ocorrerá de setembro a outubro. O calendário completo pode ser acessado no site da Secretaria da Economia (https://www.economia.go.gov.br/component/content/article/325-receita-estadual/ipva/6924-calend%C3%A1rio-de-vencimentos.html?Itemid=101).

Isenções

Os veículos a partir de 15 anos de idade são isentos do pagamento do IPVA. O Governo de Goiás concede isenção, também, para pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, além de veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana, e ainda redução da base de cálculo concedida às locadoras de veículos.

Contribuintes inscritos no programa da Nota Fiscal Goiana (NFG) têm desconto de 5% a 10% no IPVA. Veículos populares com potência de até mil cilindradas e motocicletas até 125 cilindradas têm redução de 50% no imposto se não tiverem cometido infração de trânsito no ano anterior e estiverem com o pagamento em dia.

Emissão do boleto

Os boletos para pagamento devem ser gerados pelo aplicativo DetranGO ON, no site do Detran Goiás ou em uma unidade do Vapt Vupt. A recomendação é para que os contribuintes fiquem atentos à tentativas de golpe, lembrando que o Detran-GO não envia boletos pelos Correios, nem por e-mail, muito menos por WhatsApp.

O atraso no pagamento resulta em juros sobre o IPVA e correção no valor do licenciamento. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, deixar de licenciar o veículo é infração gravíssima. Além dos sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), há aplicação de multa no valor de R$ 293,47.

 

Parceiro:

Juary Eletrocar está há mais de 10 anos atuando no ramo de manutenção, peças e acessórios automotivos, garantindo qualidade e agilidade a seus clientes.
Endereço: R. Marinheiro – Jardim Kubitschek, Pirenópolis – GO
Telefone: (62) 3331-1616.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here