Venda de carne bovina cai 70% em Goiás devido a alta dos preços

0
1374

Após o aumento nos preços da carne bovina no Brasil, o volume de vendas do setor despencou. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de Goiás (Sindiaçougue), a queda chegou a 70% no estado. Apesar do cenário pessimista, o presidente da entidade, Silvio Carlos Yassunaga Brito, disse que, na última semana, os preços estabilizaram.

De acordo com o dirigente, o aumento nos preços vem sendo colocado em prática desde o mês passado. A alta é decorrência do aumento nas exportações do produto para a China, que teve um aumento na demanda.

LEIA MAIS:

Preço da carne dispara com aumento da exportação para a China

Índice de Preços ao Produtor Amplo aponta aumento de 5% entre outubro e novembro. A variação foi de 4,51% em outubro, segundo o IBGE.

os últimos meses, os consumidores notaram que a carne bovina está com preços mais altos nos açougues do Distrito Federal. O motivo é o aumento da demanda da China pelo alimento. Enquanto os produtores faturam, o brasileiro paga mais para ter carne na mesa.

“O aumento da demanda da China faz com que tenhamos uma pressão sobre a nossa produção interna, já que somos grandes produtores mundiais”, explica o professor da Universidade de Brasília (UnB) Pedro Henrique Zuchi da Conceição.

De acordo com o docente, o aumento na procura dos chineses pela carne bovina brasileira é resultado da peste suína africana que atinge a China. O vírus afeta apenas porcos, causando uma doença hemorrágica e quase sempre resultando na morte dos animais. Com isso, a carne de boi virou opção para os chineses.

No Distrito Federal, o preço da carne registrou crescimento de 1,41%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, divulgado pelo IBGE. O destaque foi para o contrafilé, que apresentou uma variação positiva de 4,51%.

O aumento também foi apontado no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre outubro e novembro, a variação foi de mais de 5% – de 1,08% para 6,73%.

Entre uma semana e outra, o produto chegou a variar quase 2%. A inflação calculada pelo Índices de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), da FGV, registrou variação de 2,79% para 4,37% para a carne bovina entre a segunda e a terceira semanas de novembro.

Fontes: Metrópoles e Pequi News
Parceiro:
A imagem pode conter: texto
Madeireira Lobo
Além de telhas, na Madeireira Lobo você encontra de tudo, como portas de diversos modelos, portais, telhas e tijolos de diversas cores e formatos, madeiras variadas como eucalipto tratado, angelim vermelho, cumaru, amarelão, ferragens, tábuas para cerca e curral, forro cedrinho e paulista, assoalhos de ipê e fechaduras em geral. Para melhorar ainda mais e aliviar no seu orçamento, a Madeireira Lobo tem o menor preço e não cobra taxa de entrega.
Faça uma visita e confira!

Endereço: Avenida Benjamin Constant, quadra 04, lote 01

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here