Fotos: @piri_crateras_eternas
Cenas impressionantes. A forte enxurrada que se formou devido a chuva que caiu em Pirenópolis no último sábado(12), transformou algumas ruas, em um ‘cenário de guerra’. Placas enormes de asfalto foram arrancadas e arrastadas pela força da água. Os trechos, que havia sido recuperado recentemente pela Secretaria de Obras, precisarão ser totalmente reconstruído mais uma vez.
Além de transformar as ruas em “rio” e danificar o asfalto, o grande volume de água foi registrado por vários moradores, que mostravam a água da chuva invadindo suas casas causando vários prejuízos e o asfalto recém colocado sendo levado em enormes placas..
Nas redes sociais, os vídeos destes desastres tomaram conta nos últimos dois dias, o que obrigou a prefeitura a se explicar diante de tamanha indignação da população pirenopolina.
Em uma nota divulgada ontem(13), nas páginas do instagram @meioambiente.pirenopolis e @prefeituradepirenópolis, assinada pelo Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Pirenópolis, César Augusto Feliciano Triers, diz o seguinte:
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMAU, por seu Departamento de Engenharia, responsável pela fiscalização dos serviços de tapa-buracos, reconstrução e recapeamento das vias públicas de Pirenópolis, informa que está ciente dos danos pontuais causados na obra pelas fortes chuvas do dia de ontem, 12/11/2022, principalmente na rua Santa Rita e rua do Cajú, setor Alto do Bonfim.
Em contato com a empresa NG ASFALTOS, que executa os serviços, foi esclarecido que situações como estas são comuns e ocorrem, principalmente, devido aos sérios problemas de drenagem que acometem grande parte da cidade de Pirenópolis. Ressaltou-se, ainda, que pode ter havido comprometimento em razão do despejo de águas servidas durante a obra, o que afeta a compactação da massa asfáltica aplicada (vídeo acima).
A empresa informou que os danos serão corrigidos imediatamente, conforme garantia estabelecida em contrato.
No dia de hoje, 13/11/2022, colaboradores da empresa NG já estão no local iniciando a recuperação.
A SEMAU reitera a qualidade dos serviços e dos materiais utilizados em Pirenópolis, e observa que as ocorrências de hoje representam percentual mínimo das obras executadas na cidade (menos de 0,1℅ do total).
Agradecemos a compreensão!
César Augusto F. Triers –
Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Pirenópolis”.
Parceiro: