Após várias denúncias, inclusive pelos protetores de Pirenópolis, os animais abandonados e em situação de maus tratos em canil de Abadiânia, são resgatados

0
163

Resultado de imagem para canil município de Abadiânia

Resultado de imagem para canil município de Abadiânia

 

Nos últimos dias o que se viu nas redes sociais, foi uma enxurrada de denúncias dos maus tratos e péssimas condições do ambiente dos animais presos num canil em Abadiânia que foram abandonados desde a prisão do médium João de Deus, quando o município perdeu grande das visitações dos turistas e pessoas em busca de cura. O canil sobrevivia através de doações.

Os cães e gatos foram encontrados à míngua, todos muito magros e doentes, mas graças a uma força tarefa entre vários órgãos e entidades começaram a ser transferidos ontem(27). A mudança foi feita por equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que encaminharam os animais para clínicas e abrigos parceiros.

O canil, que fica em uma chácara, foi alvo de operação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as Polícia Civil e Militar. . Ao todo, 45 cães e 24 gatos eram mantidos em condições precárias de higiene, com a saúde bastante comprometida, em espaços reduzidos e com pouca alimentação disponível.

O gerente de Autorizações e Acompanhamento para Fauna da Semad, Brunno Alves de Oliveira Brito, explica que o trabalho de cuidados dos animais será dividido conforme a situação de saúde dele. “Todos foram apreendidos. Aqueles com situação menos debilitada vão para acolhimento mediante termo de fiel depositário e, os com a saúde mais frágil, serão encaminhados diretamente para clínicas veterinárias parceiras para cuidados especiais”, afirma.

A equipe veterinária da Semad iniciou, ainda no local, os laudos para embasar o auto de infração. Os responsáveis pelo local devem ser enquadrados no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais (praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos) e no artigo 29 do decreto regulamentador da legislação, cuja multa foi calculada pela equipe presente em R$ 207 mil, com possibilidade de agravantes caso a saúde dos animais piore.

Adoação

De acordo com a pasta, após o trabalho de acolhimento e recuperação, será feita uma triagem para encaminhar os 69 animais para adoção. Esse trabalho será feito de maneira conjunta entre estruturas do governo, organizações não-governamentais, ativistas ambientais e a sociedade em geral.

Em novembro de 2019, o governador Ronaldo Caiado sancionou a lei estadual contra maus-tratos de animais. O texto prevê o recolhimento para adoção, venda ou liberação em seu habitat, o pagamento de multa, além de proibição para que os infratores tenham animais sob sua guarda pelo período de até cinco anos.

A secretária do Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, ressaltou o trabalho das equipes da Semad na recuperação dos animais e fez um apelo para que a população denuncie locais como o de Abadiânia. “Quero parabenizar os profissionais das polícias Civil, Militar e da Semad pelo trabalho de resgate dos cães e gatos que agora estão sob cuidado responsável. É essencial que a população denuncie qualquer pessoa ou local que mantenha animais sob essas condições. Maltratar é crime e deve ser punido de forma exemplar”, aponta.

Denunciem

Os casos ou suspeitas de maus-tratos podem ser denunciados na Delegacia do Meio Ambiente, no telefone (62) 3201-2637, na Polícia Militar Ambiental, no número 190, e na Semad, por meio do 0800 646 2112.

*Com informações de Diário de Goiás e redes sociais

Parceiro:

A imagem pode conter: texto

Madeireira Lobo

Além de telhas, na Madeireira Lobo você encontra de tudo, como portas de diversos modelos, portais, telhas e tijolos de diversas cores e formatos, madeiras variadas como eucalipto tratado, angelim vermelho, cumaru, amarelão, ferragens, tábuas para cerca e curral, forro cedrinho e paulista, assoalhos de ipê e fechaduras em geral. Para melhorar ainda mais e aliviar no seu orçamento, a Madeireira Lobo tem o menor preço e não cobra taxa de entrega.
Faça uma visita e confira!
Endereço: Avenida Benjamin Constant, quadra 04, lote 01

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here