Carta Aberta à população de Pirenópolis: “A Pandemia e os 90 dias da nova gestão”

3
708
O jornal Pirenópolis Online recebeu ontem (06) essa carta aberta que é muito pertinente no momento atual e a publicou na íntegra. Leiam:
“A nova gestão da Prefeitura Municipal de Pirenópolis já completou 90 dias e ainda não tomou medidas efetivas com relação ao combate à pandemia. Nos 10 meses anteriores ao início dessa gestão, a cidade registrou 12 óbitos até dezembro de 2020 e, em apenas 3 meses, já foram registrados 22 óbitos, chegando a 3 óbitos em 24h. Se medidas realmente efetivas estivessem sendo tomadas, com certeza, teríamos uma outra realidade em nossa amada cidade.
Divulga-se nas redes sociais da Prefeitura a existência de um “Comitê de Gestão do Risco” sem, no entanto, divulgar os nomes de seus membros e presidente ou apontar o médico infectologista responsável (se é que existe), ou seja, sem publicidade e transparência por parte do poder público local.
De acordo com informações de funcionários da Prefeitura, os representantes da sociedade civil no Comitê são membros de associações vinculadas ao setor do Turismo, como meios de hospedagem, atrativos naturais e restaurantes, que possuem, portanto, interesses comerciais diretos e se beneficiam com a falta de medidas de isolamento no Município. Não há membros da sociedade civil que realmente representem os interesses da comunidade e que defendam medidas que priorizem o direito à vida, à saúde e ao bem-estar de nossa população.
A atual gestão não tem se mostrado, na prática, verdadeiramente preocupada com a comunidade e com os mais vulneráveis e se mostra contrária às medidas de contenção da pandemia recomendada pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Medidas como pulverização das ruas adotadas pelo Município não eliminam o vírus e ainda colocam riscos sanitários, conforme advertiu a Organização Mundial de Saúde – OMS.
O isolamento social é a principal medida de contenção da propagação do vírus e controle da pandemia recomendada pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Infelizmente, a atual gestão é contrária a essa medida. Mesmo estando a cidade em “situação de calamidade”, conforme classificação do Governo do Estado de Goiás, a Prefeitura Municipal somente aderiu ao “lockdown intermitente” recomendado pelo Estado, após 4 dias devido à intervenção do representante do Ministério Público do Estado de Goiás.
Outra medida recomendada pela OMS que está entre as mais econômicas e eficazes contra a disseminação do vírus é a “testagem em massa” para a detecção de novos casos e isolamento dos casos positivos e de seus contatos. Na atual gestão, não só não foi realizada nenhuma ação de testagem em massa voltada para a população do município, como a Secretaria de Saúde não renovou parceria com o aplicativo estadual Dados do Bem, que facilita e estimula a marcação e realização de testes com horário marcado, evitando as aglomerações e tornando mais eficiente a logística em torno da testagem.
Conforme divulgado no instagram da Prefeitura, as testagens foram realizadas somente em funcionários das pousadas, numa primeira etapa e após, por uma empresa particular que instalou um ônibus em via pública fornecendo resultado em 20 minutos.
Há um déficit no sistema de monitoria dos casos ativos e na fiscalização do cumprimento das medidas de isolamento. As equipes de fiscalização têm cumprido apenas papel de orientação, sem aplicação de medidas coibitivas, conforme informações repassadas pelos fiscais da postura e os da saúde.
Os casos ativos (que só crescem a cada dia, conforme boletins divulgados pela Sec. de Saúde) não estão sendo monitorados quanto ao cumprimento do isolamento e não há equipes fazendo esse trabalho que é de suma importância para a contenção da contaminação.
Se faz necessária e urgente a elaboração de um “plano de contingenciamento” para gestão da crise no município diante do aumento expressivo dos números de contaminados e mortos no último mês. É urgente um planejamento claro e objetivo das ações e recursos a serem utilizados, pois até hoje nada foi elaborado e apresentado à comunidade neste sentido.
90 dias da atual gestão e a única prestação de contas agendada é com um pequeno número de empresários do turismo e nenhuma para esclarecer, informar ou tornar público as medidas de enfrentamento à Pandemia!
Quantas vidas pirenopolinas perdidas serão necessárias para que seja priorizada uma ação eficiente, rigorosa e transparente da nova administração! Basta, VIDAS SÃO MAIS IMPORTANTES!”
Texto escrito por: Grupo de pessoas que AMAM PIRENÓPOLIS.
Obs* O espaço está aberto ao direito de resposta com comprovação de dados e verdade.
Parceiro:
Pode ser uma imagem de texto que diz "GRUPO BETHA S.H.I.E.L.D. 0"

Grupo Betha Shield
Vigilância Patrimonial: sua segurança garantida e mantida sob nossos olhos

A nova sede fica localizada na Rua Emanoel Jaime Lopes, Nº16 , centro, os telefones são (62) 3331-3088 e 98591- 8010.

*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o
conteúdo.
Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber em qual Pirenópolis o grupo em questão vive. Pois o que tem acontecido são debates e muitas ações voltadas a contenção do Covid 19. O que estamos vendo são número de famílias em situação de Fome crescer cada dia mais.

    Os números cresceram e também ações de combate a pandemia que não foram suficientes para zerar o aumento de casos pois muitos são negacionistas e irresponsáveis. Não devemos cobrar somente do poder público as atitudes vem do povo. O que falta para as ações serem eficazes? Consciência de cada um.

    Empresários preocupados investindo sem certeza de retorno é o 2º ano de Pandemia. Não existe empresa que sobrevive mais sem funcionar. Precisamos sim parar com esse jogo político e nos responsabilizar sobre nossas ações.

    Vidas importam, cuidem da sua vida! Tome os devidos cuidados, trabalhadores exijam as medidas de segurança. Quem puder ficar em casa, fique, quem quer sair fazer turismo, gastar o dinheiro aqui, que venham. Deixe as pessoas viverem e tomem cuidado, existe maneiras eficazes para não ser contaminado, não existe é contra a FOME, MISÉRIA, DEPRESSÃO, DESNUTRIÇÃO…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here