Cavalhadas de Pirenópolis ganham destaque internacional no The Washington Post

0
306

Foto: @bilupiri

Uma reportagem publicada, ontem, segunda-feira (19) no renomado jornal estadunidense The Washington Post, colocou as Cavalhadas de Pirenópolis em evidência. O artigo, assinado pelo fotógrafo brasileiro Eraldo Peres, apresenta um olhar singular sobre essa rica tradição cultural brasileira, destacando sua história, simbolismo e importância para a comunidade local.

A festividade, uma das mais representativas encenações da cultura brasileira, faz parte do Circuito das Cavalhadas promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Goiás (Secult), que investiu R$ 4 milhões no fomento à festa em 15 municípios goianos.

“O apoio do governo estadual deu mais estrutura a essa festividade que hoje recebeu esse importante reconhecimento do jornal The Washington Post. Essa reportagem é um marco importante, pois contribui para o fortalecimento da identidade cultural do país e do povo goiano, além de atrair mais olhares para o nosso Estado”, destaca Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura.

História

As Cavalhadas, que se realizam anualmente em Pirenópolis (GO), remontam ao século XIX e encenam a luta épica entre mouros e cristãos. Mais do que uma simples encenação, o evento é carregado de significado religioso e cultural, perpetuando valores como fé, bravura e justiça.

Realizada desde 1826, as Cavalhadas de Pirenópolis foi a primeira a ganhar o título de Patrimônio Imaterial Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Reconhecida como uma das mais significativas do Brasil, o festejo pirenopolino virou modelo para outras cidades. O artigo do The Washington Post destaca a grandiosidade da produção das Cavalhadas e ressalta a participação ativa da comunidade local na organização e realização do evento, que se traduz em um sentimento de união e pertencimento entre os habitantes de Pirenópolis.

Circuito das Cavalhadas

Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e em parceria com as prefeituras, o Circuito das Cavalhadas 2024 abrange 15 municípios goianos. É a maior edição do evento. Ao todo, o Governo de Goiás destinou aos municípios R$ 4 milhões para a realização das festividades. Foi o maior investimento da história. Os recursos são utilizados para a montagem de tendas e estruturas de arquibancada, divulgação, compra de fantasias e adornos, entre outros itens. Fonte: www.goias.gov,br

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "Drogaria do Marcelinho Sempre ® disposicds spopulncdo: a5 popuincss 3331 3331-1515 1515 3331 3331-2495 2495 62)99613-5724 (62)99165-5906 (62) Farmácia Popular"

Está localizada na Avenida Benjamin Constant, número 20.
Os telefones são: 3331-1515, 3331-2495, 99613-5724, 99165-5906 e aceita todos os cartões.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here