Escola Estadual Comendador Joaquim Alves está sem diretor e sob auditoria para fiscalizar possíveis irregularidades

1
1091

Durante os últimos 15 dias do mês de janeiro de 2023, a Escola Estadual Comendador Joaquim Alves de Pirenópolis esteve sob auditoria realizada pela Secretaria Estadual de Educação. Através de uma denúncia anônima recebida pelo Jornal Pirenópolis Online, constatou-se que realmente duas auditoras estiveram presentes na instituição por vários dias, para “permitir o funcionamento normal da escola neste início de ano letivo”, disseram elas, que não permitiram serem identificadas e se negaram a explicar o motivo delas na instituição.

Na denúncia recebida pelo jornal, consta que desde 2015 vem sendo detectado uma série de irregularidades na escola, que vão desde corrupção, desvios de verbas, superfaturamentos, funcionários fantasmas(que recebiam e não trabalhavam) e programas que não foram implantantados mais que receberam recursos do Estado. “A Diretora entrou em 2015, desde essa data nunca houve uma vistoria na Unidade Escolar. Sempre tinham denúncias no CRE, que nunca veio averiguar o ocorrido”.

Questionadas sobre o que está acontecendo de irregular na Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, elas explicaram que não têm permissão para falar e forneceu telefones da Coordenação Regional de Anápolis(CRE) e sugeriram falar com professor Luciano Almeida Pereira e obter as informações. Durante dois dias, a reportagem tentou contato sem sucesso, mas deixa aqui o espaço para resposta.

A reportagem do jornal também procurou a ex-diretora da escola Marilene Chaves que disse não ter nada a dizer. “Não irei me pronunciar. Estou com a consciência tranquila, não tenho interesse em esclarecer nada, já estou em outra escola, em outros projetos e isso ficou para trás”, disse ela.

Atualmente a escola está sem diretor, mas as aulas estão em andamento. Na última terça-feira, houve uma reunião com as mães e pais dos alunos, quando foi comunicado que o turno vespertino está desativado por falta de alunos.

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA

A auditoria, quando implantada permite o controle das contas públicas, descobrir erros e fraudes. A auditoria interna é uma atividade independente que sua finalidade é dada em desenvolver, auxiliar, organizar os objetivos de uma entidade. A fim de auxiliar o processo de tomadas de decisões a procura de melhores resultados. Ela tem como objetivo indagar, observar, questionar, checar e propor alterações e procedimentos de melhoria para à entidade. Ela serve para resguardar o patrimônio, contra danos ou riscos provocados por erros e irregularidades. Por isso é de extrema importância que a precisão e a confiabilidade das informações contábeis para a tomada de decisões.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here