Diferente das outras regiões do Estado de Goiás que continuam em situação de calamidade devido ao alto índice de contaminação da Covid-19, a Região Pireneus composta por ABADIÂNIA, ALEXÂNIA, ANÁPOLIS, CAMPO LIMPO, COCALZINHO, CORUMBÁ, GAMELEIRA, GOIANÁPOLIS, TEREZÓPOLIS E PIRENÓPOLIS, obteve resultado positivo na última semana evoluindo para situação crítica.
Isto quer dizer que os últimos decretos surtiram resultados positivos com as restrições e na redução do número de casos ativos no município, caindo de 250, no dia 06 de abril, para 85 no último boletim divulgado ontem(16), ou seja, nos últimos 10 dias houve uma redução de mais de 40%.
Conforme Hisham Hamida, secretário de Saúde de Pirenópolis mesmo com essa redução significativa dos casos ativos, os cuidados e as restrições deverão ser mantidos. “Enquanto essa pandemia não passar e não tivermos uma cobertura vacinal de toda população, não teremos tranquilidade”, ressaltou.
onde seis estão em situação de calamidade, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, quando foram emitidas orientações de como cada município deverá agir para evitar o avanço da doença de acordo com a situação da região em que está localizado.
COMPARE ABAIXO OS DOIS MAPAS DE RISCO COM INDICADORES DE MONITORAMENTO DE ALERTA GOIÁS
Semana atual Semana Anterior
Veja quais restrições as cidades devem tomar nos três cenários:
Situação de alerta: funcionamento de todas as atividades, exceto eventos com mais de 150 pessoas, com o uso e fiscalização de protocolos específicos para as atividades afins;
Situação crítica: funcionamento das atividades de alto risco de transmissão com lotação máxima de 30% da capacidade, conforme abaixo:
- Instituições religiosas;
- Bares e restaurantes.
Funcionamento das atividades de médio risco de transmissão com lotação máxima de 50% da capacidade, conforme abaixo:
- Academias, quadras esportivas escolas de esporte;
- Salões de beleza e barbearia;
- Shoppings e centros comerciais.
Para as atividades abaixo relacionadas, seguir recomendações específicas:
- Eventos sociais: capacidade máxima de 150 pessoas
- Empresas e escritórios: prioritariamente para trabalho remoto ou 50% da capacidade do estabelecimento em trabalho presencial.
- Transporte públicos: lotação máxima limitada ao quantitativo de passageiros sentados;
- Funerais: máximo de 10 pessoas.
Situação de calamidade: recomenda-se a interrupção de todas atividades, exceto: supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde.
PIRENEUS |
Situação: CRÍTICA |
Municípios da regional: ABADIANIA, ALEXANIA, ANAPOLIS, CAMPO LIMPO DE GOIAS, COCALZINHO DE GOIAS, CORUMBA DE GOIAS, GAMELEIRA DE GOIAS, GOIANAPOLIS, PIRENOPOLIS, TEREZOPOLIS DE GOIAS |
*Com informações de SMS e G1GO
Parceiro: