Luzia de Freitas, moradora da Rua Passagem funda
Uma moradora da rua Passagem Funda está temerosa por sua casa desabar e acontecer uma tragédia com as próximas chuvas iminentes. Luizia de Freitas conta que toda chuva deixa sua casa totalmente inundada e já formou enormes rachaduras nas paredes dos cômodos. Durante a chuva que caiu na tarde do último sábado(12), formou uma cachoeira no corredor que passa nos fundos da casa. “A água descia com tanta força e volume que entrou pra dentro dos quartos, da sala e da cozinha. Perdi praticamente todos os móveis e roupas. O guarda-roupas foi levado pela enxurrada com muitas roupas dentro, as que conseguimos salvar, colocamos em cima do sofá que também molhou, mas estamos aproveitando”, conta ela emocionada.
No ano passado, quando começou o problema de alagamento de sua casa, após construírem um muro dividindo sua casa com o outro imóvel no terreno nos fundos de sua casa. “Fui na prefeitura pedi ajuda, eles mandaram um engenheiro e depois nada aconteceu”, relata.
Luzia é gari e mora com o filho, a nora e uma neta de 4 anos. “Temo mais pela minha netinha que fica em casa o tempo todo. Estou com muito medo da minha casa não suportar as próximas chuvas e cair. Pra nós quando o céu fica nublado ameaçando chover, começo a rezar. Fico desesperada”, desabafa com a voz tremula.
A família da Luzia está precisando de ajuda, quem quiser e puder ajudá-la fale com ela pelo telefone (62) 99307-7900 ou na casa dela que fica na Rua Passagem Funda quadra 133, lote 22, fica do lado esquerdo de quem desce para o rio, quando a rua vira e começa a descida. Outras providências também devem ser tomadas pelo Poder Público com relação a estrutura da casa da Luizia, pois está completamente comprometida a olhos nus.
Asfalto arrancado e outras casas inundadas
Não foi só a Rua Passagem Funda que teve problemas com as águas pluviais, várias ruas e avenidas dos bairros mais altos, como o Santa Bárbara, Vila Cintra, Alto da Lapa e Alto do Bonfim, também tiveram o asfalto recém colocado arrancado, mais casas inundadas e muitos transtornos. “A população quer uma explicação da prefeitura do porque desse asfalto tá saindo em blocos, parace que ele não adere no solo, que tá fofo. A cidade não tem não tem boca de lobo, então a água vem com muita força e arrebenta tudo. A água começou a jorrar, arrebentou o asfalto de frente minha porta e começou a entrar água pra dentro da minha casa”, disse um morador da Rua Tarumã do Alto do Bonfim.
A reportagem tentou resposta através do Gabinete do Prefeito e não teve êxito.