De acordo com o levantamento do “mapa de Antena” divulgado pelo Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis), Pirenópolis, ainda não dispõe da nova tecnologia para implementação da internet 5G. A ativação do 5G na capital do país, completou 1 ano, em Brasília e com cobertura em 315 municípios. Desses, 184 têm o 5G “puro”, chamado de “standalone”, que tem a conexão mais rápida e apenas 8 cidades de Goiás desfrutam da nova tecnologia.
De acordo com o levantamento, as cidades detentoras da novidade no estado são: Goiânia, Aparecida, Pires do Rio, Luziânia, Anápolis, Formosa, Rio Verde e Águas Lindas de Goiás – somando ao todo 312 antenas.
Grande parte das estruturas pertencem às operadoras Tim, com 160, Claro e Vivo, com 76 cada, conforme constatado no mapa que você acessa no site conexis.org.br.
Já entre os municípios, a capital segue disparada entre todas as localidades tendo, ao todo, 236 em toda a região.
Logo em seguida, aparecem os municípios de Aparecida (55), Rio Verde (7), Luziânia (5) Águas Lindas de Goiás (4) e Anápolis (2).
Em menor número estão Pires do Rio, que fica na região Sul do estado, com apenas 1 antena, e Formosa, com a mesma quantidade.
Apesar do baixo número, outros municípios do estado poderão receber a novidade em breve. Isso porque no dia 21 de junho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que as operadoras de internet móvel poderão solicitar o licenciamento e a ativação de estações de Internet 5G em 82 cidades Goiás e outras 98 do Brasil.
Veja o mapa da localização de todas as 13.617 antenas do 5G no site conexis.orb.br.
Parceiro: