Pirenópolis ganha um um reforço a mais em prol de seu desenvolvimento sustentável. Foi criada a UniPiri!

0
991

Aconteceu no início desta semana, na noite da última segunda-feira (20), aconteceu o lançamento da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Pirenópolis (UniPiri). O Cine Pireneus foi o local escolhido para a cerimônia, que contou com a presença de vários empresários, representastes de instituições, do Poder Público e pessoas preocupadas com o desenvolvimento sustentável do município.

Estiveram presentes no evento, o presidente da Juceg Goiás, Euclides Barbosa e membros da diretoria da Faciest , o presidente da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest) Rubens Fileti, Baltazar José dos Santos, diretor da Associação Comercial – CIA, Dep. Estadual, Hélio de Souza, representando a Assembleia Legislativa de Goiás, o secretário de Meio Ambiente de Pirenópolis César Triers, representando o prefeito Nivaldo Melo, a vereadora Ynaê Siqueira Curado, João Pedro de Oliveira Gomes, Irmâ Maria de Deus, presidente da Aldeia da Paz , além de outras várias pessoas.

De acordo com o presidente, Estêvão Costa Daltro, o princípio básico da UniPiri é promover o desenvolvimento sustentável de Pirenópolis, de forma que mantendo a sua identidade e seu charme de cidade histórica. “A estratégia do Codese – Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico, que é uma das instituições que está nos apoiando, é pensar a cidade à curto, médio e longo prazo. É ter um plano de continuidade construído organicamente com a participação da sociedade civil organizada. Além deste plano norteador, a UniPiri vem com a disposição de chegar junto para somar com poder público, que será o executor deste plano nos próximos anos ou décadas.”

Por exemplo, o que queremos é impedir que as boas ações em prol da cidade sejam interrompidas pelos futuros governantes. Primamos pela continuidade, pelo respeito com o dinheiro público e que o povo tenha realmente voz e vez”, ressaltou completando que a UniPiri traz já no nome proposta de estarmos unidos por Pirenópolis. “Acreditamos que poderemos fazer a diferença para Pirenópolis, investindo na força da união do Poder Público(Executivo e Legislativo), a iniciativa privada(as empresas), as associações(sociedade civil organizada) e a universidade(ciência), que se denomina Quadrihélice. Todos vamos trabalhar pelo bem comum da cidade” enfatizou.

O presidente da Faciest, Rubens Fileti, destacou que, “a inauguração da entidade faz parte de uma política da Faciest-GO de criar mecanismos de associativismo para fortalecer as demandas do setor produtivo no interior do Estado de Goiás. Trata-se de uma reivindicação de empresários do município e da região por um espaço em que possam discutir e articular propostas que contemplam o setor produtivo local”. No casso de Pirenópolis, ressalta que também ouviu do próprio prefeito Nivaldo Melo que a cidade necessitava de uma associação comercial forte e representativa.

Baltazar José dos Santos, diretor da Associação Comercial CIA, disse que esse momento é muito importante para Anápolis e Pirenópolis. “Anápolis tem uma relação muito próxima com Pirenópolis, pois Anápolis é filha de Pirenópolis e lá temos uma Associação Comercial com 84 anos, com mais 1.500 associados. Ela foi e é protagonista dos grandes avanços da cidade, como a vinda da estrada de ferro, a instalação da Base Aérea e do DAIA – Distrito Agroindustrial de Anápolis.  Nunca é tarde e, na hora de mobilizar, temos que nos unir, nos empenhar por dias melhores. Parabéns a todos!”.

A Irmâ Maria de Deus presidente da Aldeia da Paz, em sua fala, agradeceu a criação da UniPiri. “Com essa associação, Pirenópolis só tem a ganhar. Queremos ser aquela associação que irá atrair só coisas boas, daremos as mãos pelo desenvolvimento de Pirenópolis, como ela deve crescer. Vamos unir e fazer com Pirenópolis seja um dos melhores destinos turísticos do Brasil”, garantiu.

Já o secretário do Meio Ambiente, César Triers leu uma carta escrita pelo prefeito Nivaldo Melo, dizendo: “Passarei aqui o recado do prefeito. É chegado o momento de grande alegria para os empreendedores de Pirenópolis, enfim se forma uma associação de classe para levar todos de mãos dadas, seus anseios nos mais variados setores e ainda ter voz latente, uníssona e alta, para expor suas lutas e cobrar seus direitos de forma clara e ética. Com certeza empreender numa cidade pequena não é tarefa fácil, haja visto que reduzido o espaço comercial e a pouca margem de circulação de mercadorias. Então vocês que vieram de fora que por algum motivo, nós pirenopolinos só temos que agradecer. Essa administração atual, desde o seu início se comprometeu a caminhar lado a lado com o comércio local, não medimos esforços para manter aberto e ativo o setor nesses tempos de pandemia. Conclamamos a todos os empreendedores da cidade que caminhem de braços dados, pois precisamos procurar um crescimento ordenado e ao mesmo tempo, garantindo empregos e garantindo a dignidade do cidadão. É preciso buscar um crescimento ordenado e ao mesmo tempo garantir nossa base histórica, cultural a ambiental.

O jovem advogado João Pedro de  Oliveira Gomes disse que a Associação tem o intuito de fortalecer a iniciativa privada. De ter essa parceria entre o privado e o público, pois muito se perde quando um novo governo assume e interrompe toda política pública do governo anterior, o que atrasa e prejudica todo um processo. “Já que ao aplicar um politica pública em sua maioria, os frutos aparecem à médio e longo prazo, ou seja nem sempre 4 ou 8 anos São suficientes. Ter uma associação forte, pode ser um forma de garantir que essas politica continuem ou sejam melhoradas. A UniPiri, como já disse, independente das particularidades e interesses particulares de cada um, todos se uniram em um propósito maior que é o bem estar de nossa cidade, nosso município e nossos cidadãos, visitantes, sempre em harmonia com nosso meio ambiente e recursos naturais, a sustentabilidade”, frisou.

Para se associar, Estêvão explica que pode ser qualquer pessoa, seja ela pessoa jurídica ou mesmo pessoa física, que tenha um espírito empreendedor e queira fazer parte da solução. “Estamos começando já com cerca de 30 associados, mas o mais importante não é quantidade e sim é que sejam pessoas de qualidade e que estejam dispostas a trabalhar de forma harmoniosa, pois queremos trabalhar em paz e para isso é fundamental que construamos um campo neutro, sem apelos de ideologia e Política Partidária. Brincando com as palavras, não seremos “partidos” e sim unidos” ressalta.

 

 

Nos próximos meses as reunião serão presencial ou virtuais dependendo da necessidade e das demandas. “Faremos um planejamento agora no início de janeiro, das ações para 2022 e de um projeto que estamos propondo que é Piri 300 anos, com a realização eventos abertos, para levantarmos pontos importante e criarmos um norte. Ou seja, para onde vamos caminhar nos próximos anos. Nosso marco é 2027 quando Pirenópolis completará 300 anos. Qual o presente que daremos para ela de aniversários de seus 300 anos de idade?”, questiona.

“Quero ressaltar também que temos como prioridade a Água. Queremos juntar força para a preservação deste bem natural tão importante para cidade. Para que possamos olhar para carinho e ver o que podemos influenciar e trabalhar para que a água continue farta e as belezas naturais como as cachoeiras, a beleza de Pirenópolis continuem fartas e mantidas”.

Quis a vida que neste Dezembro de 2021, o Pirenópolis recebesse de presente de Natal, uma instituição disposta a unir as pessoas para o seu bem.

 

 

 

Veja galeria de fotos do dia da fundação da UniPiri:

Nenhuma descrição disponível.

Rubens Fileti – presidente da FACIEST e da ACIEG

Nenhuma descrição disponível.

SR. BALTAZAR – representando ACIA – Associação Comercial e Industrial de Anápolis

Nenhuma descrição disponível.

Representando a Assembleia legislativa de Goiás – Dep. Hélio de Souza

Nenhuma descrição disponível.

Representante do Governo Estadual Sr. Euclides Barbo Siqueira – Presidente da Juceg

Nenhuma descrição disponível.

O presidente da UniPiri Estêvão Costa Daltro e a Irmâ Maria de Deus(Aldeia da Paz)

Nenhuma descrição disponível.

Vereadora Ynaê Siqueira Curado

Nenhuma descrição disponível.

Irmã Maria de Deus

Nenhuma descrição disponível.

Um delicioso coquetel foi servido aos presentes

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here