Em Pirenópolis, o costume de soltar foguetes é antigo e em sua maioria apreciado. Todo aquele barulho, aquelas luzes explodindo no céu causam certo encantamento e a prefeitura de Pirenópolis pretende gastar até R$ 335.85, 22 mil com queima de fogos. A homologação da licitação foi divulgada no Diário Oficial do Município (DOM) e informa a empresa vencedora, que também executará show pirotécnico com mais de 15 minutos de duração.
Fogos de artifício – por que há tanta polêmica em seu uso?
O uso de fogos de artifício sempre causa polêmica não só em Pirenópolis, como no restante do mundo, principalmente na época da Festa do Divino e no final de ano. Mas qual é o motivo de tanta falação?
VAMOS TODOS CELEBRAR O ANO NOVO COM RESPEITO E EMPATIA
Às vésperas do novo ano, surge a necessidade de repensar nossas tradições, especialmente quando se trata da queima de fogos. O ato de soltar fogos sem considerar quem está ao nosso redor, como pessoas em hospitais, idosos, doentes ou aqueles com autismo e principalmente todos os animais, o questionamento é, se estamos realmente pensando no bem de todos?
Durante as festas, é comum notar vizinhos ignorando o volume, justificando com frases como “se quer silêncio, vá para o meio do mato”. Mas será que não podemos viver juntos, respeitando uns aos outros e assumindo a responsabilidade pelos impactos do que fazemos?
Para os pais de crianças autistas, a dica é simples: converse antes, estabeleça rotinas previsíveis e crie um ambiente que permita a tolerância, como o uso de fones de ouvido.
Além disso, vale a pena lembrar que a tradição dos fogos de artifício, apesar de festiva, pode ser uma forma de poluição sonora, afetando negativamente idosos, doentes, autistas e contudo, talvez os mais prejudicados sejam os animais. Sobretudo, os animais silvestres. Mesmo que não há como medir o dano real que o barulho dos fogos causam a eles, já se é sabido de algumas consequências. Muitos animais abandonam seus ninhos, tem acesso epilético e aceleramento cardíaco durante a queimada. Com toda a certeza, isso prejudica o meio ambiente como um todo. Os cachorros tem diarreia, salivam muito ou ficam desesperados durante o barulho. Outros, chegam a enfartar e a vir a óbito.
Em alguns estados do Brasil o uso de fogos de artifício barulhentos já é proibido. No entanto, mesmo que já se tenha alertado sobre os danos, eles ainda são muito utilizados e seus malefícios causados são incontáveis.
Sobretudo, se você tem algum pet não o deixe sozinho ou trancado em dias que terão queima de fogos. E só assista a queimada feita por profissionais e em locais seguros.
Ao celebrarmos o ano novo, que tal fazermos escolhas conscientes? Que este seja um convite para pensar no impacto positivo que podemos ter no bem-estar da nossa comunidade.
Que seja um ano de luz, de paz e de saúde ao lado de todos aqueles que mais amamos na vida e que as sementes que você plantou em 2023, possam florescer em 2024 !
FELIZ ANO NOVO !
Parceiro
Muito obrigada pela sua reportagem Carla. Triste que todo mundo não tem um senso de responsabilidade igual a sua.