Academia FM desta vez, traz pesquisa comprovando que prática de exercícios físicos pode reduzir riscos de câncer

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A Academia FM desta vez, trás uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), provando que 80% a 90% dos casos da doença surgem a partir de questões externas, ou seja, relacionadas ao ambiente e a comportamentos como o sedentarismo. Desta forma, a atividade física pode ser um importante fator de defesa.

No estudo, produzido juntamente com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, o órgão apontou que cerca de 27% dos casos e 34% das mortes poderiam ser evitadas no país por meio de um estilo de vida mais saudável. Não exercitar o corpo pode gerar quatros como obesidade, perda da massa muscular e desequilíbrio hormonal, considerados facilitadores para o desenvolvimento de mais de uma dezena de tipos de cânceres.

Outro benefício indicado pela pesquisa é o fato de que o exercício físico melhora a resposta imunológica e minimiza as chances de surgimento de comorbidades durante as fases de tratamento e recuperação da doença.

O objetivo do estudo é reforça a necessidade de destacar a importância de levar uma vida saudável. O INCA projeta que o Brasil terá cerca de 700 mil novos casos todos os anos até 2025.

Esse montante, segundo a organização, seria reduzido se a população praticasse exercícios físicos durante ao menos 30 minutos diariamente. “As evidências, em geral, sugerem que a atividade física pode reduzir o risco de desenvolver mais de uma dezena cânceres, além de auxiliar os sobreviventes a se recuperarem dos tratamentos, estender a sobrevida e, possivelmente, reduzir o risco de recidiva em alguns subgrupos”, apontou o INCA.

Salvo restrições clínicas pontuais, um programa de exercícios voltado à prevenção e ao tratamento de câncer deve ser completo, contemplando as valências indicadas aos mais diferentes grupos da população.

“É preciso mesclar a musculação com trabalhos aeróbicos e de alongamento. Isso porque o treinamento visa melhorar a capacidade física do aluno em geral, abordando áreas como força muscular, resistência à fadiga, equilíbrio e aumento da capacidade cardiovascular”, apontou Farias.

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