Depois de passar por um período de muita insegurança e uma quarentena em Portugal, a atleta pirenopolina, Raíza Goulão, está em Albstadt, na Alemanha, participando da primeira competição de cross contry e short track, para se classificar para a vaga brasileira no ciclismo – mountain bike. Com a participação nas etapas para a Copa do Mundo, Raíza terá a pontuação dobrada.
Essa prova em Albstadt, acontece entre os dias 07 e 09 deste mês e marca o início de uma temporada muito intensa de cross-country da Copa do Mundo de XCO 2021. É a primeira corrida de XCO da temporada e soma pontos para o Campeonato Mundial. Depois da Alemanha, Raíza segue para Nove Mesto, Republica Tcheca, onde acontece a 2ª etapa, entre os dias 15 e 16 Maio. A 3ª etapa, acontecerá entre 5 e 6 Junho, em Leogang, Austria. A 4ª etapa, entre 3 e 4 Julho, em Les Gets, França. A 5ª etapa, entre 4 e 5 Setembro, em Lenzerheide, Suiça e a 6ª etapa, entre 18 e19 Setembro, em Snowshoe, EUA.
Raíza desembarcou ontem na Alemanhã. Em suas redes sociais ela compartilhou com sua torcida e seus seguidores como foi sua rotina pré-temporada neste início de ano que dividiu em Pirenópolis e Moiriporã(SP). Com dificuldades para manter os treinamentos, e problemas para viajar para as competições, Raiza Goulão, ficou fora do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo Mountain Bike em Porto Rico, por decisão da confederação do esporte frente à dificuldade de entrada de brasileiros na ilha.
Entre meados de abril e inicio deste mês, ela cumpriu uma quarentena bastante rigorosa, num hotel em Sangalhos, Portugal. Foram 14 dias em Portugal, antes de viajar para Alemanha. “Devido às restrições impostas pelos Estados Unidos à entrada de brasileiros por causa da pandemia de covid-19, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) optou pela não participação de seus atletas na competição em Porto Rico. A confederação decidiu não levar nenhum atleta da seleção. A gente precisou fazer uma quarentena de 14 dias em outro país para podermos fazer conexão nos Estados Unidos e entrar em Porto Rico. Então, tudo isso dificultou muito a logística e o financeiro”, explica Raiza. Seu foco maior atualmente é garantir vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a realização está prevista para os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021.
Na quarentena exigida em Portugal, Raíza dividia seu tempo em colorir mandalas e seu “hobby” preferido, fazer e tomar café.
Todos os dias era uma nova postagem, onde ela relatava “o jeito Raiza de ser”, compartilhando um pouco de sua rotina durante os 14 dias antes de viajar para Alemanha e República Tcheca. Numa delas ela compartilhou: “Estou imensamente feliz em poder alinhar novamente na Copa do Mundo UCI depois deste tempo todo. Hoje pude, finalmente, pedalar ao ar livre. Sentir o vento na cara, ver a natureza e as flores no que gosto de chamar “mode Raiza”. Agora vou recarregar as energias, para amanhã fazer meu primeiro contato com a pista aqui de Albstadt. Logo, logo trago mais informações sobre a prova, com o link para a transmissão ao vivo. Espero muito poder contar com a energia de todos.
Copa do Mundo de XCO 2021
1ª etapa – 8 e 9 Maio – Albstadt, Alemanha
2ª etapa – 15 e 16 Maio – Nove Mesto, Republica Tcheca
3ª etapa – 5 e 6 Junho – Leogang, Austria
4ª etapa – 3 e 4 Julho – Les Gets, França
5ª etapa – 4 e 5 Setembro – Lenzerheide, Suiça
6ª etapa – 18 e19 Setembro – Snowshoe, EUA
Maiores dificuldades enfrentada por Raíza Goulão este ano
A expectativa de Raiza era de que 2021 seria um ano diferente, com a retomada das competições no final de fevereiro. “Com a situação atual do Brasil, ficamos muito prejudicados. Éramos proibidos de entrar em outros países para voltarmos a competir. Na Europa, está tendo provas quase normalmente e algumas provas aqui na América do Sul também”, afirma. Esse ranking foi congelado ano passado devido à pandemia. Algumas provas que venci acabaram não somando e isso acabou dificultando muito a minha realidade”, afirma Raiza, que passou por período de recuperação entre 2019 e 2020 após ser diagnosticada com Síndrome de RED-S ou Deficiência de Energia Relativa no Esporte.