16 frutas brasileiras em risco de extinção: castanha de baru, jabuticaba, jatobá e gabiroba estão entre elas

0
1842

 

Aqui vamos só falar das frutas nativas em risco de extinção, uma lista bastante extensa e que, pelo menos nas cidades, já pouca gente conhece. Por isso, a Arca do Gosto, apresenta algumas dessas frutas ao público infantil, em uma sessão de reconhecimento e degustação. Assim, mesmo que algumas delas desapareçam para sempre, as crianças da cidade de São Paulo terão tido uma oportunidade de as provar.

Veja aqui o vídeo reportagem sobre o assunto.

Neste projeto a Arca do Gosto está apresentando uma série de frutas praticamente desconhecidas da população urbana - uvaia, jaracatia, cambuci e bocaiúva são algumas destas mas, a lista das frutas brasileiras nativas em vias de extinção é bem maior, contei 37, confira aqui a lista completa.

Mas, o projeto Arca do Gosto é mais do que isso pois, está acontecendo agora o Festival Arca do Gosto 2016, com a apresentação das experiências culinárias, de produtores e chefes de culinária, em jantares-degustação, piqueniques e aulas. O objetivo é de que as pessoas possam conhecer esses produtos originários da nossa cultura e apreenderem a filosofia do movimento, que valoriza o alimento bom, limpo e justo.

Quer conhecer algumas das frutas ameaçadas de extinção e que antes povoavam nossas matas, Brasil afora? Dê uma olhada nas fotos abaixo:

 

Araticum

araticum

Jerivá

jerivá

Jenipapo

jennapo

Ora-pro-Nobis

ora pro nobis

Jatobá

jatobà

Jabuticaba