A pandemia de coronavírus está sendo muito boa para o planeta

0
2109

 

Resultado de imagem para diminuição da poluição com a pandemia

Conforme diversas fábricas fecharam e carros pararam de circular na China devido à quarentena imposta pelo surto de coronavírus, quem se beneficiou da drástica diminuição de emissões de gases nocivos foi o planeta Terra.

“É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla para um evento específico”, disse Fei Liu, pesquisadora de qualidade do ar do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA. “Não estou surpresa porque muitas cidades em todo o país adotaram medidas para minimizar a propagação do vírus”.

Diminuição de dióxido de nitrogênio e dióxido de carbono

Segundo o Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China, o número médio de dias com qualidade de ar “boa” aumentou 21,5% em fevereiro em comparação ao ano passado.

Além disso, imagens de satélite da NASA e da ESA (Agência Espacial Europeia) mostraram uma redução dramática nas emissões de dióxido de nitrogênio nas principais cidades do país nos últimos dois meses, um gás emitido por veículos, usinas e instalações industriais.

Mapas que mostram a queda em dióxido de nitrogênio

Um padrão semelhante foi observado em relação ao dióxido de carbono, liberado a partir da queima de combustíveis fósseis, como o carvão.

De acordo com o Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA), de 3 de fevereiro à 1 de março, as emissões de CO2 diminuíram pelo menos 25% como consequência de medidas adotadas para conter o coronavírus.

Como a maior poluidora do mundo, a China contribui para 30% das emissões globais anuais de dióxido de carbono, de forma que o impacto dessa queda é enorme. O CREA estima que seja equivalente à 200 milhões de toneladas de CO2, mais da metade do total de emissões do Reino Unido.

Carvão

Segundo o CREA, a queda na produção de petróleo e aço e uma redução de 70% nos voos domésticos contribuíram para a diminuição das emissões, mas o principal fator nessa mudança é o uso de carvão da China.

A China é a maior produtora e consumidora de carvão do mundo, tendo utilizado esse recurso em 59% da geração de energia no país em 2018. Além de ser usado em usinas e outras indústrias, o carvão também é a única fonte de calor para milhões de residências nas vastas áreas rurais chinesas.

Estimativas indicaram que as principais usinas a carvão do país tiveram uma queda de 36% no consumo de 3 de fevereiro a 1 de março em comparação com o mesmo período do ano passado.

Hong Kong

Na vizinha Hong Kong, a qualidade do ar também melhorou desde que a cidade adotou algumas medidas para conter a disseminação do coronavírus. Essas medidas não foram nem de longe tão drásticas quanto as da China continental, mas houve um impacto significativo mesmo assim.

Parceiro:

O Supermercado JK fica localizado na Avenida JK, número 20

Telefone para entregas delivery – 3331-2182.

Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00.

Faça suas compras no Supermercado JK! Com certeza você encontrará, menor preço, maior qualidade e um atendimento diferenciado.

Supermercado Jk, o seu lugar preferido para suas compra!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here