Chuvas começam a avançar pelo Brasil. No fim de semana, chuva chega no Pantanal e no Centro-Oeste, afirma Inmet

0
329

Uma chuva pode cair no pantanal e parte do Centro-Oeste neste fim de semana, afirmou o Inmet. As chuvas chegarão no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, locais que perderam 10% de todo o bioma por incêndios em áreas preservadas.

Brasília também será agraciada após bater recorde de estiagem do ano passado. Nesta quarta, 16, Brasília está completando 114 dias sem chuva, contra 113 dias de 2019.

A meteorologista Naiane Araújo afirmou que a chuva começa no domingo, dia 20 e continua na segunda, 21 e terça dia 22, em pontos isolados.

As primeiras precipitações após a seca serão fracas, de acordo com a meteorologista, mas vão ajudar a melhorar a qualidade do ar na região.

Já a esperada chuva forte é prevista apenas para o início de outubro.

Alerta

Por causa da baixa umidade, que tem caído para até 10% em Brasília, o Inmet e a Defesa Civil emitiram alerta laranja para risco potencial causado pela seca.

A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 15% nesta quarta no Distrito Federal, com calor: a temperatura máxima pode chegar aos 31º no decorrer do dia.

Até o fim de semana, quando as primeiras chuvas são esperadas, a tendência é que o calor aumente e a umidade relativa do ar volte a cair.

Em Goiás também chove

Em Goiás, algumas cidades receberão chuva a partir deste fim de semana. Em Goiânia, a espera é que chova nos dias 21 e 22, segundo os sites Clima Tempo e Weather. A mínima pode chegar em 14º com chuva mais intensa na terça-feira. A probabilidade é de 80%.

Anomalia para os três próximos meses 

Segundo o meteorologista, é aguardada uma anomalia na quantidade de chuva nos próximos meses, o que demonstra um aspecto característico de La Niña. “Em boa parte do Rio Grande do Sul, teremos chuva abaixo da média entre outubro e dezembro. Por outro lado, áreas do Espírito Santo, parte da Bahia, Goiás, Mato Grosso e Tocantins poderão ter chuvas ligeiramente acima da média”, finalizou.

Fonte: INMET

Parceiro:

Meio Ambiente Inteligente

Telefone: 99635-4722

Novo endereço: Rua Benjamin Constant, 16 – sobre loja da Lotérica – Centro

Acesse as redes sociais da empresa:

www.meioambienteinteligente.com.br

https://www.facebook.com/meioambienteinteligente/

https://www.instagram.com/explore/locations/1455839 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here