Controlado incêndio na Serra dos Pirineus e Corpo de Bombeiros afirma que foi causado pela ação do homem

0
95

 

Incêndio atinge Parque dos Pireneus em Pirenópolis, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Resultado de imagem para fogo na serra dos pireneus

Resultado de imagem para fogo na serra dos pireneus

Resultado de imagem para fogo na serra dos pireneus

Um dos pontos mais alto do Estado de Goiás, o Parque Estadual da Serra dos Pirineus sofre muito com as queimadas ano a ano. Até o momento, início do mês de setembro, mais 1.106 hectares de vegetação foram consumidas pelo fogo. O Corpo de Bombeiros depois de muito trabalho e dificuldades afirmou que os incêndios, na maioria das vezes, são provocados pela ação do homem.

De acordo com a corporação, pelo menos 1.106 hectares de vegetação foram atingidas pelo fogo. O foco das chamas que atingiram o parque foi na área sul, na região da Cachoeira do Sonrisal.Nesse período de seca extrema e calor excessivo, equipes do Corpo de Bombeiros Militar estão na região do parque para monitorar e evitar novos focos de incêndio. A Unidade de Conservação tem 2.833 hectares e abrange os municípios de Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás e Pirenópolis.

queimadas_CC858E97-6C29-4FFD-961A-B845FD2F388E.JPG

Principais causas das queimadas

As principais causas das queimadas no Brasil estão relacionadas a casos simples como a limpeza mais rápida ou renovação da pastagem de determinadas áreas de agricultores; aos interesses maiores, como a ampliação de áreas para criação de gado ou outras culturas agrícolas; e até mesmo outras causas não controladas, como focos acidentais de pontas de cigarro, fuligem incandescente de veículos e balões.

Provocar queimadas é crime e pode gerar pena de até 4 anos

De acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, a prática é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causar a morte de animais. A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal. A pena para o crime varia de reclusão de um a quatro anos, além de multas.

Em caso de emergência, o cidadão pode acionar o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.

Parceiro:

A imagem pode conter: planta, natureza, texto e atividades ao ar livre

 

Meio Ambiente Inteligente

Rua Marinheiro, Qd 09, Lt 06, Vila Zizito Pompeu(62) 99635-4722

Acesse as redes sociais da empresa e saiba mais:
www.meioambienteinteligente.com.br
https://www.facebook.com/meioambienteinteligente/

https://www.instagram.com/explore/locations/1455839
594514336/meio-ambiente-inteligente/?hl=pt-br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here